Optimus G Pro: o phablet da LG inspirado no Nexus 4

LG OPTIMUS GPRO


A LG não começou tão bem no mercado de smartphones como a Samsung, ganhando visibilidade de forma lenta, porém constante. Hoje é uma das principais empresas quando se pensa em Android, isso tanto no Brasil quanto no mundo. A estratégia é basicamente a mesma da Samsung, com modelos extremamente simples como o Optimus L3 II, voltados para o usuário básico, e chegando até o Optimus G Pro que vamos conhecer em detalhes, com um modelo em cada faixa de preço que o usuário esteja disposto a pagar.

Até o lançamento do Optimus G2, o G Pro era basicamente o melhor que a LG tinha a oferecer. Uma responsabilidade e tanto, hein? Além do mais potente até então, o G Pro concorre diretamente com a série Galaxy Note em tamanho (pois não possui uma S-Pen ou semelhante), já que 5,5 polegadas não é algo que possa ser chamado de pequeno. Considerando a data de lançamento oficial, podemos dizer que ele é um concorrente direto do Galaxy Note II, sendo lançado um pouco depois – então vamos usar ele como base. 

LG OPTIMUS GPRO LG OPTIMUS GPRO LG OPTIMUS GPRO LG OPTIMUS GPRO LG OPTIMUS GPRO LG OPTIMUS GPRO LG OPTIMUS GPRO LG OPTIMUS GPRO LG OPTIMUS GPRO LG OPTIMUS GPRO LG OPTIMUS GPRO LG OPTIMUS GPRO LG OPTIMUS GPRO LG OPTIMUS GPRO LG OPTIMUS GPRO LG OPTIMUS GPRO LG OPTIMUS GPRO LG OPTIMUS GPRO LG OPTIMUS GPRO LG OPTIMUS GPRO LG OPTIMUS GPRO
LG OPTIMUS GPRO
LG OPTIMUS GPRO slideshow lupa

Design

Tudo bem que falar que um aparelho é bonito ou não é algo bastante pessoal, mas é difícil não gostar do G Pro. Com bordas em metal, antecipando o estilo que foi utilizado no Galaxy S4, o resultado não é só agradável como também fornece uma resistência maior a possíveis quedas e pancadas. A traseira possui o mesmo desenho do Nexus 4, que também é fabricado pela LG, com quadrados que variam individualmente com a incidência de luz e não fica tão marcado com a oleosidade das mãos.

Ele é um pouco pesado – quer dizer, pelos padrões atuais – com seus 172 gramas, mas isso é esperado de um modelo com tela de 5,5 polegadas. A resolução Full HD (1920x1080) ficou muito bem ajustada a esse tamanho de tela, com uma agradável densidade de pixels de 401 pontos por polegada. Mesmo que a tela não seja de LED, e sim de LCD, as cores são mais fiéis do que as de uma tela Super AMOLED, não estando saturadas demais e com uma resposta melhor sob a luz do sol.

O aproveitamento de tela também é outro ponto que nos agradou. Por ser maior do que consideramos normal para um smartphone, diminuir as bordas é essencial, e o resultado é 76 milímetros de espessura por 15 centímetros de altura. Ele não chega a ser grosso, com 9,4 milímetros de espessura, fornecendo uma pegada firme e agradável, embora invariavelmente você precise manipulá-lo com ambas as mãos, considerando o seu tamanho (a não ser que você seja o Hulk, claro).

Especificações

Praticamente qualquer smartphone top de linha traz a última geração de processadores da Qualcomm, e com o G Pro não é diferente. Com um Snapdragon Krait 600 e seus quatro núcleos rodando a 1,7 GHz, 2 GB de memória RAM e GPU Adreno 320, é difícil encontar um app ou game que não rode nessa configuração. É basicamente a mesma configuração do HTC One, com o mesmo clock e mesma resolução de tela, de forma que o usuário pode esperar a mesma velocidade na maioria das situações.

LG Optimus G Pro - Screenshots 01LG Optimus G Pro - Screenshots 02

Temos uma confissão a fazer. Falar do processador dos smartphones top de linha está ficando meio repetitivo. Em geral é um Snapdragon 800 ou mesmo o Snapdragon 600 da Qualcomm ou Tegra 4 da NVIDIA, e todos eles possuem potência de sobra para rodar o Android, games hardcore de última geração (o Dead Trigger rodou sem problemas, por exemplo) em resoluções altíssimas como o Full HD e são capazes de lidar virtualmente com qualquer tarefa que o usuário vá realizar. O Optimus G Pro não é diferente, com sua potência de sobra digna de um modelo com o Snapdragon 600.

LG Optimus G Pro - Screenshots 03LG Optimus G Pro - Screenshots 04

O Android 4.1 Jelly Bean era mais ou menos atual quando o G Pro foi lançado, coberto por um bom conjunto de softwares da LG (em especial o QuickMemo, bastante útil em algumas situações), conhecido como Optimus UI. A interface possui até um toque de elegância, ainda longe do esplendor do Android puro, mas pelo menos não sendo tão ridiculamente pesada como a TouchWiz da Samsung. O multitarefa não fica tão prejudicado com a Optimus UI, e algumas animações são até bem vindas, explorando todo o potencial da GPU Adreno 320.

Câmera

LG Optimus G Pro - Teste de câmera 12

No quesito câmera, não temos muitos críticas. A traseira de 13 megapixels possui uma excelente qualidade e boa recepção de luz. Ainda está longe de ter a qualidade de um Lumia 1020 ou mesmo de um Lumia 925, mas ainda assim é mais do que suficiente para tirar fotos de excelente qualidade. Os vídeos em Full HD (alias, como é bom vê-los na tela do G Pro na mesma resolução em que foram produzidos!) estão longe de deixar o usuário na mão, contando com uma boa estabilização óptica de imagem, e embora esta seja um pouco melhor do que a câmera do S4, apresenta algumas granulações em vídeos noturnos.

LG Optimus G Pro - Teste de câmera 03 

A câmera frontal de 2,1 megapixels também mandou bem em fotos e vídeos, sendo capaz de gravar vídeos em Full HD, sendo ótima no Skype. Como praticamente qualquer modelo top de linha, o G Pro conta com 16 GB de memória interna, o que faz com que um cartão microSD externo (há suporte para até 64 GB) seja uma necesidade caso você decida utilizá-lo frequentemente para gravar vídeos ou tirar fotos, ou mesmo armazenar algumas músicas.

LG Optimus G Pro - Teste de câmera 09

Bateria e fones de ouvido

A vantagem de se ter um phablet é a certeza de que bateria será um problema a menos. Como em geral acontece, eles possuem baterias bastante generosas, e os 3040 mAh do G Pro são maiores do que os de muitos tablets de 7 polegadas. Em nossos testes, ele sobreviveu por até 2 dias de uso leve, diminuindo para 1 dia e meio de uso pesado, incluindo jogos hardcore, Google Maps com 3G e vários aplicativos de produtividade, sendo um bom resultado para os padrões atuais.

Normalmente não falamos de fones de ouvido aqui no Canaltech, mas o que vem com a embalagem do G Pro merece um destaque especial. A qualidade é próxima à de um fone intra auricular Beats Audio nos graves, com resultados até satisfatórios nos médios e agudos. Para quem é mais ligado em áudio, o fone de ouvido que vem com o smartphone, mesmo top de linha, serve apenas como um backup para o fone principal, mas neste caso o "backup" não é tão ruim assim.

Extras

Item rápido para informar que o G Pro tem todos os extras de um top de linha deveria ter, como 4G, NFC (que, com a graça dos deuses da tecnologia, um dia vai se tornar algo útil), GPS com A-GPS e GLONASS, MHL e assim por diante. A boa surpresa é que ele vem com rádio FM (com RDS), uma boa notícia para os brasileiros, funcionando somente com os fones de ouvidos conectados.

Conclusão

O LG Optimus G Pro pode ser encontrado em uma média de preços de R$ 1.800, sendo um valor até razoável por suas especificações. Raros são os phablets com boas especificações por menos de R$ 2.000, já que muitos fabricantes gostam de superfaturar seus modelos com telas maiores do que 5 polegadas; então para quem procura um smartphone maior com boas configurações, tela de qualidade e de um fabricante conhecido, o G Pro se sobressai como uma das poucas opções disponíveis.

Não vamos mentir: um smartphone com uma tela de 5,5 polegadas não é para para qualquer um. Em algumas situações, telas maiores são uma mão na roda, eliminando a necessidade de um tablet em muitas situções... Porém, o modelo se torna um desafio e até um problema quando consideramos a sua portabilidade, já que guardá-lo no bolso causa um certo desconforto ao andar. Antes de optar pode um phablet, é melhor ir em uma loja e experimentá-lo antes de enfrentar esse desafio.

Vantagens

  • Configuração poderosa mesmo meses após o seu lançamento oficial;
  • Tela de ótima qualidade e com uma excelente precisão de cores;
  • Boa autonomia de bateria;
  • Fones de ouvido bem acima da média, mesmo entre os lançamentos atuais de smartphones top de linha.

Desvantagens

  • Um pouco pesado, considerando a média de peso dos modelos atuais;
  • Chegou um pouco atrasado no Brasil, o que diminui um pouco o interesse por ele;
  • A Optimus UI melhorou com o tempo, com animações bonitas e limpas. Porém, a interface em geral precisa de um polimento mais refinado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip