Telefone sem fio: app permite trocar mensagens sem internet ou sinal de celular

Smartphone mensagens

Gosta de conversar com seus amigos pelo smartphone, mas acabaram os créditos ou está sem internet? Um aplicativo recém lançado na Play Store pode acabar com esse problema: o TinCan é um mensageiro que não precisa de sinal de celular ou web para poder enviar mensagns. Saiu no DailyDot.

Funciona mais ou menos como naquela brincadeira de criança do telefone sem fio: você pode conversar com qualquer pessoa que esteja perto de você, desde que o seu aparelho e dos outros usuários possuam sinal Wi-Fi. É possível enviar mensagens, de uma vez só, para todos que estiverem dentro de uma área de poucos metros de distância, se espalhando como um viral para criar uma rede em vários telefones ao mesmo tempo. Quem quiser visualizar o tráfego mas prefere ficar no anonimato, sem falar com outros usuários, pode alterar as configurações do app.

A ideia pode parecer sem sentido. Afinal, por que conversar pelo celular quando se pode falar com quem já está perto? A verdade é que o aplicativo pode ser muito útil em eventos com grandes multidões, quando as redes de celular e 3G ficam sobrecarregadas pelo número de acessos simultâneos e impedem que você converse com outra pessoa pelo smartphone. O conceito seria ideal, por exemplo, em shows e manifestações.

De acordo com Mark Katakowski, criador do projeto, o TinCan pode servir como um centro de ajuda em catástrofes e desastres naturais. Como ele não depende de conexão constante à internet, poderia servir de alternativa às redes sociais mais usadas no mundo, como Twitter e Facebook.

Se por um lado o objetivo do app é justificável, por outro Katakowski sabe dos problemas que a ferramenta pode apresentar – vários dispositivos conectados ao mesmo tempo representam um cenário propício para a propagação de vírus e outras ameaças. O desenvolvedor do aplicativo destaca que as mensagens trocadas entre os aparelhos não revelam a origem de cada um deles, tornando o conteúdo indetectável.

O TinCan já está disponível para Android e deve ganhar em breve uma versão para Windows Phone. Donos de aparelhos iOS terão de esperar um pouco, já que a App Store possui regras mais rígidas no que diz respeito à segurança dos dados dos usuários.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip