Ações da Tim caem depois da decisão do Cade



As ações da Tim caíram nesta quinta-feira diante da percepção de parte do mercado de que uma eventual venda da companhia pode ocorrer em condições menos favoráveis. Na quarta-feira, o órgão antitruste brasileiro determinou que a Telefónica se desfaça da sua participação direta ou indireta na Tim ou busque um sócio para compartilhar o controle da Vivo.

As ações da Tim recuaram 2,73%, às 12h17, a R$ 11,05, enquanto os papéis da Vivo tinham valorização de 0,28 por cento a R$ 43,06. No mesmo momento, o Ibovespa operava em alta de 0,33%.

Depois de a Telefónica ter elevado participação na Telco, empresa controladora da Telecom Italia, expectativas sobre uma possível venda da Tim ganharam força. Mas a decisão de quarta-feira levantou temores sobre as condições em que o negócio poderia ser realizado.

"A decisão do Cade não elimina uma venda da Tim, mas tal venda provavelmente seria feita para um novo entrante no mercado. O preço pago por tal comprador seria provavelmente menor que o pago por operadoras existentes devido aos menores benefícios com sinergias", afirmaram os analistas Andrew T. Campbell e Daniel Federle, do Credit Suisse, em relatório.

Segundo um operador estrangeiro, embora o prazo imposto pelo órgão antitruste brasileiro não esteja claro, "o mercado está provavelmente pensando sobre uma rápida venda da TIM, o que significa que o preço que eles podem conseguir seria menor do que a avaliação da companhia feita pela maior parte das pessoas".

Tal entendimento, contudo, não era unânime. Analistas do Itaú BBA classificaram a notícia como benéfica para a empresa."Vemos a notícia como positiva para a TIM, pois ela traz urgência adicional para sua venda. Acreditamos que a Telefónica vai optar por vender a TIM em vez de uma fatia na Vivo", afirmaram, em nota ao mercado.

O presidente-executivo da Telecom Italia, Marco Patuano, disse no mês passado que a Tim é um importante ativo e que iria considerar a sua venda apenas por um preço "convincente". Uma fonte com conhecimento da situação disse que a Telecom Italia pretendia levantar pelo menos 9 bilhões de euros com a venda de sua participação de 67% na Tim.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip