iPhone 5c "rouba" usuários do Android




A inédita decisão de lançar simultaneamente duas versões do iPhone tem trazido bons resultados para a Apple. Pesquisa da Kantar divulgada hoje informa que metade dos compradores do modelo 5c (com acabamento em plástico) nos EUA são ex-usuários de outras marcas, especialmente Samsung e LG, acostumados com o Android. Diferentemente do top de linha 5s, comprado em sua maioria para substituir antigas edições do telefone.

Os dados apresentados pelo estudo sugerem que a Apple tem potencial para atrair consumidores de outras marcas e sistemas operacionais utilizando o iPhone 5c como chamariz. Embora não seja tão barato quanto se esperava antes do lançamento, nos Estados Unidos o dispositivo é encontrado por cerca de US$ 100 nos planos atrelados a operadoras. No Brasil, desbloqueado, custa a partir de R$ 2.000.

Estratégia

Conforme já dissemos por aqui, o objetivo da Apple é maximizar os lucros com modelos antigos. É fácil entender: a maçã sempre teve "iPhones mais baratos", que eram as versões anteriores ao lançamento mais recente, que sempre viam um corte de preço assim que um aparelho novo é lançado. Agora isso deixa de existir porque a Apple encerrou a comercialização do iPhone 5 para dar lugar ao iPhone 5c, que, basicamente, é o mesmo aparelho com um acabamento diferente.

Desta forma, ambos os dispositivos se equivalem em especificações e preço final para o usuário. O que não é igual são os custos de produção que a Apple terá. Na média, explica o professor João Carlos Lopes Fernandes, professor de Engenharia de Computação do Instituto Mauá de Tecnologia, a substituição do metal pelo policarbonato, conhecido popularmente como plástico, diminui os custos a taxas entre 15% e 30%.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip