A salvação dos BlackBerry pode vir do Android

O rumor não é novo, mas volta a ganhar força. A próxima atualização de software para equipamentos com o sistema operativo BlackBerry 10 pode trazer suporte para aplicações nativas do Android.

Quando a atualização de software BlackBerry 10.3 chegar aos quatro smartphones que suportam o sistema operativo, podem chegar ao mesmo tempo vários milhares de aplicações Android. Segundo informações não confirmadas a tecnológica canadiana está a preparar o BB10 para suportar aplicações do sistema operativo da Google.

Até agora todas as aplicações desenvolvidas para os BlackBerry tinham que ser criadas com ferramentas próprias da empresa, mas na próxima atualização de software vai, alegadamente, haver suporte para ficheiros .apk, correspondentes aos ficheiros de instação das aplicações do Android.

A informação foi apurada pela publicação Good E Reader que cita pelo menos quatro programadores Android que foram contactados pela BlackBerry para submeterem as aplicações num novo espaço do BlackBerry World, a loja de conteúdos da empresa. As aplicações Android vão ter um espaço próprio e supostamente poderão ser descarregadas diretamente do mercado.

Do ponto de vista dos developers ao que foi apurado não vai ser necessário nenhum trabalho extra, sendo apenas necessário criar um perfil de programador e carregar o ícone do software bem como as respetivas capturas de ecrã.

Caso se venha a confirmar pode ser uma nova oportunidade para os utilizadores que compraram equipamentos com o BlackBerry 10, já que uma das principais falhas é a falta de aplicações.

A chegada de milhares de aplicações do Android também pode estimular as vendas. O mau desempenho comercial ditou sucessivos cortes no preço do BlackBerry Z10. Na Fnac, por exemplo, o equipamento é vendido livre de operador por 299 euros. Outros telemóveis como o BlackBerry Q10 e Z30 também já estão a ser comercializados em Portugal, mas por preços superiores.

Recentemente soube-se também que o diretor executivo de transição, John Chen, vai ocupar o cargo em definitivo, tendo a tecnológica canadiana desistido de procurar um novo CEO. John Chen disse também que a empresa vai-se focar novamente no segmento empresarial e de altas chefias, através do desenvolvimento "maioritário" de telemóveis com teclado físico.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip