Apple registra faturamento recorde no final de 2013

iPhone 5S e 5C
O CEO da Apple, Tim Cook, tem motivos para comemorar nesta terça (28). Ao divulgar os resultados financeiros para o primeiro trimestre do ano fiscal de 2014, equivalente ao meses entre outubro e dezembro de 2013, a Maçã anunciou faturamento recorde e uma alta nunca antes vista no segmento de iPads e iPhones.
No total, o faturamento foi de US$ 57,6 bilhões, sendo que lucro líquido de US$ 13,1 bilhões. Aqui, o crescimento foi de 37,9% em relação ao mesmo período do ano passado e a grande notícia é que boa parte do resultado é oriunda de vendas internacionais, principalmente na China. Os iPhones chegaram recentemente por lá, em um lançamento bastante aguardado pelo público asiático, que correspondeu gerando alta demanda.
Sozinha, a nação foi responsável por US$ 8,4 bilhões do faturamento total da Apple, ou seja, uma fatia de 14,5%. O crescimento do mercado foi de 29% e a Apple espera que esse valor cresça exponencialmente com o passar do tempo, à medida que seus aparelhos firmem raízes naquele mercado.
O segmento de smartphones, porém, apresentou números com uma pequena distorção. A expectativa era a venda de 55 milhões de iPhones nos últimos três meses de 2013, mas o aparelho atingiu a marca de 51 milhões, um crescimento em relação aos 47,8 milhões comercializados em 2012. Ainda é muito, mas um resultado abaixo do esperado, com a Apple admitindo também que não soube exatamente dosar a demanda entre os modelos 5S e 5C, com o segundo se provando não tão popular assim.
De acordo com Cook, uma pequena falha no julgamento do mercado de smartphones mais baratos levou a Apple a acreditar que os consumidores adorariam a ideia de um iPhone de menor custo. O que se viu, porém, foi uma procura maior pelo 5S, que nos Estados Unidos custa US$ 100 a mais, e um domínio do 5C entre os usuários que estão adquirindo pela primeira vez um telefone da Maçã.
O Japão também foi citado como um mercado importante para o dispositivo. Após o lançamento oficial do iPhone por meio da operadora NTT DoCoMo, o smartphone passou a ocupar uma fatia de 69% daquele mercado. Crescimento semelhante também aconteceu em outros territórios, como a América Latina (76%) e a Europa, onde os celulares mais do que dobraram sua participação e apresentaram 115% mais vendas.
O iPad também apresentou números muito satisfatórios para a fabricante. 26 milhões de unidades do tablet foram vendidas nos últimos meses de 2013, também em países da Ásia, América Latina e Europa. A Apple comemorou o índice de satisfação que atinge a casa dos 96% e o registro de que 78% do tráfego mobile na web dos Estados Unidos é oriundo dos dispositivos da linha. No total, foram vendidos 26 milhões de aparelhos entre outubro e dezembro de 2013, um crescimento de 12%.
O uso do tablet também está crescendo no mercado corporativo, um segmento que cada vez mais se torna importante para a Apple. De acordo com a empresa, 750 mil unidades do iPad foram vendidas para escolas do Texas e todos os times da NFL, a liga nacional de futebol americano, também utilizam o aparelho em seu cotidiano.
Segundo a fabricante, 80% dos dispositivos da Apple espalhados pelo mundo rodam o iOS. Isso faz do sistema operacional o mais popular do mundo, além de tornar a base de usuários unificada e conectada, facilitando a liberação de atualizações e correções.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip