China vai combater duopólio Android/iOS com o seu próprio sistema operativo móvel

A China apresentou um novo sistema operativo móvel. A plataforma foi aprovada pelo Governo, que participou no desenvolvimento, e quer combater o domínio das alternativas estrangeiras.

A nova plataforma foi apresentada esta quarta-feira e é designada por COS. O desenvolvimento resulta da colaboração entre o Instituto do Software da Academia Chinesa das Ciências, a empresa Shanghai Lianting e o Governo. Pretende dar mais um passo, em relação àquilo que já fazem versões modificadas do Android, na adaptação dos sistemas operativos móveis à língua e às preferências dos utilizadores locais. 

No apoio ao projeto pode também ter estado a HTC, que não confirmou oficialmente a informação, mas que já no verão tinha sido apontada como parceira do governo no desenvolvimento do projeto, num artigo publicado pelo Wall Street Journal. 

Na apresentação do COS, o sistema foi mostrado em ação em dois equipamentos da marca - o HTC Butterfly S e o HTC One - e, relata a imprensa internacional, as semelhanças da plataforma com a interface Sense5 da fabricante são óbvias. 

Mas em termos de semelhanças o novo sistema operativo móvel chinês está a dar azo a mais comentários. O Engadget relata várias semelhanças entre a plataforma e o Android e garante que a experiência de utilização é idêntica. 

O site também adianta que o novo COS foi desenhado para correr em diferentes dispositivos, como tabletes, televisores e set-top-boxes, para além dos já referidos Smartphone, como terão demonstrado os promotores do projeto.





Deus Seja Louvado.
Procure Uma Igreja Evangélica.
Não Morra Sem Jesus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip