De olho em smartphones high-end, MediaTek anuncia chip octa-core com LTE


Os novos núcleos Cortex-A17 não são a única novidade para o segmento móvel nesta terça-feira. A MediaTek também escolheu a data de hoje para anunciar seu novo SoC (System on Chip) octa-core MT6595, de 32 bits. Com suporte a LTE, a novidade chega com a missão de fazer frente aos processadores Snapdragon 800 e 805, da Qualcomm.

O MT6595 conta com quatro núcleos Cortex-A7 de 1,7 GHz e outros quatros Cortex-A17 com frequência entre 2,2 e 2,5 GHz. Sim, estes últimos são os mesmos núcleos que foram apresentados hoje pela ARM, o que levanta a “leve” suspeita de que a escolha desta data para ambos os anúncios não tenha sido mera coincidência.

Graças à tecnologia big.LITTLE, os núcleos A7 são direcionados às tarefas menos exigentes, enquanto os cores A17 se encarregam das aplicações mais pesadas, esquema que otimiza o consumo de energia.

Só que, ao contrário do primeiro Exynos 5, da Samsung, O MT6595 também é capaz de utilizar os oito núcleos ao mesmo tempo, o que o torna um chip octa-core “de verdade”, como a MediaTek gosta de frisar.

Mediatek MT6595

Apesar de o núcleo Cortex-A17 ter sido criado para atender principalmente ao segmento de aparelhos mid-end, a MediaTek espera que seu novo chip equipe dispositivos um pouco mais avançados.

Para tanto, o MT6595 conta com vários outros atrativos, como GPU PowerVR Series6, suporte nativo a LTE (a esta altura, indispensável), compatibilidade com o codec Ultra HD H.265 (permite gravação e reprodução de conteúdo em 2K e 4K), Wi-Fi 802.11ac, controlador para telas de até 2560 x 1600 pixels, entre outros.

A MediaTek, no entanto, deverá dar mais ênfase ao aspecto do desempenho para promover o MT6595. Ajuda neste ponto o fato da própria ARM ter destacado o núcleo Cortex-A17 como sendo até 60% superior ao atual Cortex-A9 em performance.

O novo SoC estará disponível na metade de 2014. Assim, é possível que os primeiros aparelhos equipados com o processador apareçam até o final do ano, embora seja mais provável que isso aconteça em 2015. Tudo dependerá, essencialmente, do interesse dos fabricantes.


ARM promete smartphones mid-end mais rápidos com os novos processadores Cortex-A17

Com os aparelhos mid-end respondendo por uma fatia gigantesca do mercado móvel, não há como não investir cada vez mais neste segmento. É por isso que, apenas oito meses depois de lançar o núcleo Cortex-A12, a ARM apresentou nesta terça-feira o seu sucessor: o processador Cortex-A17.

A nomenclatura dá a entender que este núcleo é superior em desempenho ao Cortex-A15, comum em dispositivos mais avançados, mas não é bem assim. Como já deixado claro, o Cortex-A17 foi desenvolvido principalmente para equipar smartphones intermediários, além de tablets e Smart TVs, por exemplo.

Não por menos, a ARM compara a novidade com o núcleo Cortex-A9, muito presente nas mencionadas categorias, afirmando que o Cortex-A17 possui desempenho até 60% superior a este último. Como as suas características lembram bastante o Cortex-A12, o novo núcleo pode, portanto, ser considerado o sucessor deste e do Cortex-A9.


Cortex-a17

O Cortex-A17 conta com arquitetura de 32 bits, tecnologia de fabricação de 28 nanômetros, frequências que podem chegar a 2,5 GHz, compatibilidade com as instruções ARMv7 e suporte ao big.LITTLE, aquela tecnologia que permite a construção de processadores com núcleos de baixo e alto desempenho, fazendo com que estes últimos sejam utilizados somente nas aplicações mais exigentes, poupando energia.

As diferenças em relação ao Cortex-A12 aparecem principalmente em relação ao cache, que agora possui uma interface que otimiza o seu uso, e na parte gráfica: por padrão, o Cortex-A17 utiliza a GPU Mali-T720, que tem entre suas características suporte a OpenGL ES 3.0 (essencial para o Android) e capacidade para lidar com até 81,6 gigaflops.

A ARM espera que os fabricantes licenciados lancem os primeiros chips baseados no Cortex-A17 no final de 2014. Se esta previsão se confirmar, os primeiros dispositivos equipados com estes processadores começarão a chegar ao mercado no primeiro trimestre de 2015.




Deus Seja Louvado.
Procure Uma Igreja Evangélica.
Não Morra Sem Jesus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip