Fabricantes lançam dispositivos Android sem serviços do Google


Empresa russa Yandex cria firmware que permite aos fabricantes desenvolverem aparelhos Android sem aplicativos do Google

A empresa russa Yandex lançou nesta quarta-feira (19) um novo firmware baseado no projeto de computação aberta do Android (AOSP, da sigla em inglês) que permite aos fabricantes de hardware desenvolver seus próprios smartphones Android longe dos padrões impostos pelo Google. O pacote firmware, chamado de Yandex.kit, inclui aplicativos essenciais e elementos da interface de usuário, oferecidos gratuitamente pela Yandex. A oferta promete ser uma boa notícia para fabricantes de smartphones que buscam oferecer uma experiência diferenciada.

O programa AOSP oferece os benefícios básicos do Android sem os serviços embutidos do Google. O que significa sem Play Store, Gmail, Google Maps e outros. A Amazon já utiliza AOSP em seus tablets Kindle. Tanto a varejista quanto a Nokia, que também usa AOSP, já foram criticadas por suas customizações, que aparentemente estariam levando o Android para uma direção diferente de sua essência.

Para suprir a ausência dos serviços do Google, a companhia russa criou uma interface de usuário 3D, chamada de Yandex.Shell, além de navegador, email, mapa, mecanismo de busca (Yandex.Search) e sua própria loja de apps. A Yandex.Store possui cerca de 100 mil apps disponíveis, incluindo aplicativos populares, como os de rede social. Muitos dos aplicativos da desenvolvedora tem por objetivo atender a base de usuários russos.

Segundo o diretor de distribuição de software da Yandex, Yury Vecher, o firmware traz uma experiência de uso simples ao usuário, enquanto oferece aos fabricantes de dispositivos Android os serviços e tecnologias necessários sob termos mais flexíveis. O executivo também destaca que a empresa está pronta para oferecer o Yandex.Kit para outros mercados além de Rússia, Ucrânia, Bielorrússia, Cazaquistão e Turquia.

A empresa tem trabalhado o Yandex.Kit com diversos fabricantes de dispositivos com intuito de possibilitar a customização de aparelhos sem a presença dos serviços do Google no mesmo. Ambas as fabricantes Huawei e Explay criaram smartphones Android baseados em Yandex.Kit, nos modelos Honor 3 Yandex e Flame, respectivamente, que serão lançados no mercado russo.  Os dispositivos serão expostos no Mobile World Congress, feira de mobilidade que será realizada na próxima semana em Barcelona, na Espanha. A Yandex também espera lançar os primeiros tablets baseados em Yandex no próximo semestre.

O que ainda não está claro é qual será a performance dos smartphones baseados em Yandex ao rodar aplicações padrões do Android. Sobretudo, resta saber se esse distanciamento em relação aos serviços do Google Play não poderá levar a um caminho, digamos, obscuro. Nos fabricantes em que o Android não se encaixa ao modelo de negócio do operador OEM, o Yander apresenta-se como uma alternativa possível. O sucesso de seus primeiros aparelhos no mercado poderá responder às dúvidas quanto a uma abordagem “Google-less” nos dispositivos Android.




Deus Seja Louvado.
Procure Uma Igreja Evangélica.
Não Morra Sem Jesus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip