Oi e TIM irão compartilhar infraestrutura para expandir rede 3G

De olho nas exigências da Anatel para o número de cidades cobertas com 3G, a Oi e a TIM firmaram uma parceria que visa compartilhar a infraestrutura de rede para, assim, conseguir cobrir mais cidades com um investimento bem menor. As duas operadoras já trabalham com esse modelo para a construção da rede 4G, e pelo visto o acordo deu tão certo que as empresas deverão expandir a parceria para a cobertura com a tecnologia 3G.
Durante a MWC 2014, o presidente de assuntos regulatórios da TIM Mario Girasole afirmou que as operadoras irão estudar quais cidades que terão compartilhamento de rede. Entretanto, parece que não está muito claro sobre como a Anatel irá reagir sobre o assunto: para o compartilhamento em 4G, as duas operadoras precisaram de autorização da agência. Não se sabe se haverá necessidade de uma nova autorização para o compartilhamento em 3G ou se a autorização de compartilhamento de 4G é válida nesse caso.


antena_celular


Para quem não sabe, RAN Sharing é o compartilhamento de infraestrutura como torres, equipamentos e antenas entre diferentes operadoras. No caso da rede 4G da Oi e TIM, cada operadora foi responsável por determinadas cidades, trazendo economia para ambas as operadoras. De acordo com os últimos dados liberados pelo Teleco, a TIM possui 1000 cidades cobertas com 3G, enquanto a Oi possui cidades cobertas com a tecnologia.

Compartilhamento ajudará nos compromissos de cobertura

O compartilhamento parece ser a solução para Oi e TIM cumprirem os compromissos de cobertura: em abril de 2013, todas as operadoras deveriam cobrir pelo menos 15% de todos os municípios com menos de 30 mil habitantes. Claro e Vivo atingiram a meta com folga, mas Oi e TIM precisam cobrir novas 425 cidades para atingir a meta. Existe outra meta para 2016: cobrir 60% de todas as cidades com menos de 30 mil habitantes.
Vale lembrar que, até o momento, a Vivo é a operadora com a maior cobertura 3G: são 3.137 municípios com a tecnologia. A Claro fica em seguindo lugar, com 1.593 municípios cobertos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip