Operadoras não cumprem metas do plano de melhoria da Anatel

Apesar do Brasil ter a operadora com a maior velocidade de 4G do mundo, isso não significa que o serviço de internet móvel por aqui seja bom. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou os resultados do 5º ciclo de acompanhamento dos planos de melhoria da telefonia móvel, que compreendem as medições de agosto a outubro de 2013. Para quem não se lembra, esses planos foram exigidos em julho de 2011, quando Claro, TIM e Oi foram proibidas de vender novas linhas em determinados estados.

No estudo apresentado pela agência, o maior entrave apresentado foi a taxa de acesso à rede de dados. A taxa mínima exigida é de que pelo menos 98% das tentativas de conexão sejam realizadas com sucesso, mas três das quatro principais operadoras apresentaram déficit no indicador nos últimos três meses.

taxa-acesso-rede-dados-anatel

Apenas a Claro conseguiu atingir a meta dos 98% de disponibilidade. TIM e Vivo conseguiram atingir a meta nas redes 3G, o que não aconteceu nas redes 2G. Já a Oi não atingiu as metas nem em 2G, nem em 3G – aliás, nota-se que há maior disponibilidade de conexão em 2G do que em 3G. Os dados de todas as operadoras foram coletados através de tentativas de conexão, feitas durante 24 horas por dia.
É claro que esses dados são generalizados: em determinadas localidades, é normal que uma operadora seja melhor que a outra. Para isso, a Anatel liberou em seu portal todos os dados relativos para todos os estados e municípios. Assim, você pode descobrir qual a operadora que apresentou melhores resultados na sua região e avaliar a evolução da qualidade.
Se você ainda é mais curioso sobre o assunto, a apresentação da Anatel ainda traz outros dados curiosos, como a taxa de acesso a rede de voz, taxa de queda na rede de voz e números e os principais motivos de reclamações registradas na Anatel pelos consumidores sobre suas operadoras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip