Google aumenta segurança do Android


Aplicativos maliciosos tem dado mais do que uma simples dor de cabeça para diversas empresas. O Google,  por exemplo, decidiu anunciar recentemente que está trabalhando para a aumentar a segurança de seu sistema operacional móvel, o Android, contra aplicativos que sejam potencialmente maliciosos e que não foram baixados e instalados a partir da loja virtual de aplicativos da empresa, a Play Store.
Adrian Ludwig, o engenheiro de segurança da empresa, conforme entrevista cedida para o site CNET, informou que a empresa decidiu efetuar uma mudança em relação ao Verify Apps, o verificador de aplicativos, no qual foi criado um sistema de código aberto.
A pretensão é de que o mecanismo citado possa verificar os aplicativos mesmo depois de os mesmos terem sido instalados pelos usuários. Para entendermos melhor como ocorrerá esse processo, imaginemos da seguinte maneira: a partir do momento em que a opção Verify Apps for ativada, o Google irá realizar o escaneamento dos apps nos dispositivos que não vierem da loja virtual da empresa (Play Store) com o objetivo de garantir que os mesmos não sejam maliciosos.
Outro detalhe importante é que se caso o aplicativo representar algum tipo de risco ou esteja determinado a ser malicioso o usuário receberá uma notificação. O mais legal é que com as mudanças o usuário será apenas beneficiado. O novo componente não irá exigir que o mesmo opere nenhum tipo de mudança no aparelho. Tudo será feito de maneira automática.Já a decisão de desinstalar ou deixar instalado o aplicativo que não passou no teste ficará cargo do próprio dono do aparelho.
Para ressaltar ainda mais a preocupação com esse tipo de dano o Google lembrou de um problema ocorrido no ano passado que aconteceu um caso de malware no Android. Na época, um dia após a empresa ser informada do problema a loja de apps já estava segura e em pouco menos de um mês o programa responsável pela atualização do software já havia sido entregue a Open Handset Alliance  (grupo de software, hardware e telecomunicações por trás da produção do Android.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip