Samsung registra patente de smartphone com tela de 21:9 de proporção

Samsung

O formato widescreen (16:9) se tornou um padrão em grande parte dos dispositivos eletrônicos, desde TVs até tablets e celulares. Mas uma nova proporção pode começar a invadir os gadgets móveis, pelo menos aqueles que são fabricados pela Samsung. Isso porque a companhia entrou na última terça-feira (11) com um pedido de registro no United States Patent and Trademark Office (USPTO) de um aparelho com display equivalente ao formato 21:9.

O documento foi descoberto pelo pessoal do site SamMobile. A proporção também é uma das versões do widescreen, porém é mais usada em televisores e telas de cinema. Dessa forma, a imprensa internacional especula que a companhia sul-coreana estaria pensando em um dispositivo focado na reprodução de vídeos. Dessa forma, faz todo sentido investir em um visor maior e que atenda melhor às necessidades do consumidor que assiste a filmes e clipes mais longos pelo aparelho mobile.

As imagens mostradas no documento da patente revelam o que parece ser um tablet mais alongado, mesmo que o arquivo faça menção direta ao conceito de um celular. Outra característica que chama atenção é a espessura do produto, mas fora isso não há nenhum outro detalhe técnico ou visual do dispositivo. Com isso, tudo leva a crer que o conceito é mais uma forma da Samsung garantir o controle da propriedade intelectual do que desenvolver de fato o projeto do tal aparelho, já que nem tudo o que é patenteado pelas empresas chega ao mercado – e se chega demora alguns anos.

Patente Samsung

Formato "esticado" é uma característica do conceito de aparelho registrado no documento. (Foto: Reprodução/USPTO)

Por outro lado, quem sabe a Samsung não leve em consideração a possibilidade de trabalhar nesse dispositivo o quanto antes? Um indício indireto foi o lançamento no ano passado de um smartphone com flip da linha Galaxy, um modelo de celular que não era visto há muito tempo devido ao crescimento e popularização das telas sensíveis ao toque.

Em todo o caso, vale lembrar que a patente registrada pela Samsung não é algo tão inédito assim. Em 2009, a LG lançou o BL40 New Chocolate (foto abaixo), um celular que adotou a proporção de 21:9. O produto foi descontinuado pouco tempo depois de chegar às lojas por não ter alcançado números expressivos de venda.

LG New Chocolate

LG BL40 New Chocolate. (Foto: Divulgação/LG)






Deus Seja Louvado.
Procure Uma Igreja Evangélica.
Não Morra Sem Jesus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip