Virgin Mobile espera operar no Brasil até início de 2015


A Virgin Mobile, operadora móvel virtual (MVNO) do grupo criado pelo britânico Richard Branson, pode começar a operar no Brasil no quarto trimestre.
Phil Wallace, presidente da Virgin Mobile Latin America (VMLA) disse que a estimativa é iniciar as vendas em um período de seis a nove meses depois que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) emitir a autorização de funcionamento no país.
A Virgin funciona como uma operadora móvel virtual (MVNO). A companhia aluga infraestrutura de outras empresas para oferecer serviços aos usuários com a sua marca. Para funcionar sob esse modelo, as companhias devem solicitar uma autorização específica à Anatel. De acordo com Wallace, o pedido da Virgin foi enviado à agência no dia 23 de janeiro. "O pessoal da área técnica me disse que eles levam cerca de 40 dias para avaliar o processo e levantar dúvidas ou pedir esclarecimentos", disse. De acordo com o executivo, a expectativa é ter um retorno da Anatel nesta semana. "Podemos começar a operar no quarto trimestre de 2014 ou no primeiro trimestre de 2015. Vai depender da velocidade da Anatel", completou.
Segundo Wallace, há intenção de trazer o fundador do grupo Virgin, o empresário Richard Branson, para o lançamento da operação da companhia.
Presente em 18 países e com 18 milhões de assinantes, a Virgin Mobile iniciou seus investimentos na América Latina em 2010 e lançou suas primeiras operações no Chile e na Colômbia dois anos depois. De acordo com Wallace, a participação atualmente é de pouco mais de 1% em cada um desses mercados. Seu alvo principal é o público jovem. Em junho a operadora pretende iniciar suas atividades no México. Tanto lá, quanto no Brasil, a Virgin vai usar as redes das empresas do grupo Telefónica.
No começo de 2012, a Virgin chegou a anunciar uma parceria com a paulista Datora, que tem participação nas duas únicas operações de MVNO em funcionamento no Brasil, Porto Seguro Conecta, da seguradora homônima, e a Vodafone Brasil, que entrou em operação no fim do ano passado por meio de uma associação com a operadora britânica. O acordo foi encerrado no ano passado por uma questão de cronograma. "Eles estavam prontos para entrar em operação e nós queríamos estudar o mercado mais um pouco", disse Wallace.
Ao todo, a Porto Seguro Conecta e a Vodafone têm 120 mil assinantes, o equivalente a 0,04% da base de usuários da telefonia móvel no Brasil. Segundo estimativa da consultoria Everis, até 2018, as MVNOs podem chegar a uma participação de 5% a 10% do mercado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip