Nexus do Google será substituída pelos smartphones Android Silver

Todo ano o Google lança um novo smartphone Nexus em parceria com alguma fabricante de celulares; o último foi o Nexus 5, produzido pela LG. Esses aparelhos possuem Android sem modificações profundas e recebem atualizações rápidas diretamente do Google. No entanto, se os rumores estiverem certos, isso deverá mudar no ano que vem: a linha Nexus poderá deixar de existir para dar lugar ao programa Android Silver.

O rumor não é novo, mas foi reforçado hoje. No início do mês, o Android Police publicou slides confidenciais de uma apresentação que citava o programa Silver, mas disse que se tratava de um documento feito no final do ano passado e não sabia se o projeto ainda estava nos planos do Google. Nesta terça-feira (29), o The Information, com base em quatro fontes próximas ao projeto, revelou mais alguns detalhes.

Deve funcionar assim: o Google escolherá alguns smartphones "premium" e contribuirá com os custos de desenvolvimento e marketing desses aparelhos Silver. Em troca, o Google terá maior controle em relação ao software dos aparelhos, removendo aplicativos de utilidade duvidosa pré-instalados pelas fabricantes e operadoras. Assim como os Nexus, os smartphones Silver terão atualizações mais rápidas e por mais tempo.

2015: tchau Nexus, olá Android Silver

2015: tchau Nexus, olá Android Silver

Ou seja, podemos considerar o Android Silver uma evolução do Google Play Edition. Hoje, o Google vende, na Play Store de alguns países, smartphones e tablets com Android "puro", como é o caso do HTC One, Samsung Galaxy S4, Sony Xperia Z Ultra e LG G Pad 8.3. Eles ainda recebem novas versões do Android dias depois dos Nexus, mas ainda assim são boas opções para quem quer fugir do bloatware das fabricantes.

De acordo com o The Information, o Android Silver estará disponível inicialmente nos Estados Unidos e outros países desenvolvidos, contando com quiosques em lojas para promover os aparelhos e um investimento de mais de 1 bilhão de dólares por parte do Google. Os primeiros frutos do Android Silver devem aparecer em 2015.

Embora alguns aplicativos desenvolvidos pelas fabricantes sejam até úteis, é fato que quase todo mundo ignora bloatwares. No caso da Samsung, uma pesquisa deixou isso mais claro: o ChatON, aplicativo de mensagens da sul-coreana, teve média de uso de apenas seis segundos no mês, contra 11 horas do Facebook e 2 horas do Instagram. Juntos, todos os aplicativos da Samsung tinham média de sete minutos de uso mensal, contra 149 minutos dos do Google.

A ideia é interessante, mas é um pouco decepcionante ver que o rumor fala em smartphones "premium". Seria bom se tivéssemos também aparelhos mais baratos fazendo parte do tal Android Silver. O Moto G, por exemplo, provou que é possível oferecer uma experiência de uso decente no Android sem cobrar tanto por isso.





Deus Seja Louvado.
Procure Uma Igreja Evangélica.
Não Morra Sem Jesus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip