Como o smartphone acaba com seu sono




Uma das coisas que mais contribui para a privação do sono atualmente são as luzes artificiais providas por aparelhos eletrônicos. Smartphones e tablets, principalmente, impedem que as pessoas durmam forçando seus corpos a acreditar que ainda não anoiteceu.

O pesquisador Brian Zoltowski explica, em um vídeo da Sociedade Americana de Química, que os dispositivos conseguem fazer isso graças à emissão de luz azul.

"Uma das melhores pistas biológicas que temos sobre que hora do dia é é a luz. E a luz azul, particularmente, é muito eficaz ao basicamente adivinhar que é manhã", diz ele. Ocorre o contrário com a luz vermelha, mais presente à noite.

Então, quando o corpo está preparado para descansar, porque já passou o dia ativo, o cérebro recebe essa informação através dos olhos, que captam a luz vermelha. Mas se a pessoa pega o celular na cama, ela força o corpo a quebrar esse esquema, causando um colapso. A dica de Zoltowski é esquecer os aparelhos eletrônicos quando estiver na cama e manter outros hábitos saudáveis como fazer as refeições na hora certa e dormir o tempo necessário. Curiosamente, ele mesmo não se faz de exemplo, pois diz ser mais produtivo à noite.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip