Huawei diz que equipar smartphones com telas Quad-HD é "estúpido

Huawei


Ao que tudo indica a LG lançará a terceira geração do Optimus G, o LG G3, com uma tela de 5,5 polegadas e resolução Quad-HD (2560 x 1440 pixels) no dia 27 de maio. Tal notícia fez com que outras fabricantes, como a Samsung, corressem atrás do prejuízo e anunciassem o projeto de seus próprios modelos com a mesma resolução.

Atualmente, praticamente todos os modelos topo de linha utilizam o Full HD (1920 x 1080 pixels), incluindo o Galaxy S5, LG G2, Xperia Z, Z1 e Z2 e HTC One e M8, o que levanta a seguinte questão: precisamos mesmo dessa resolução? Segundo o TweakTown, Richard Yu, CEO da Huawei, acha que não. Sendo ainda mais preciso, disse que é algo "estúpido":

"Eu não acho que precisamos de telas Quad-HD em dispositivos móveis. Os seus olhos não conseguem ver a diferença entre o Full HD e o 2K em um smartphone. Você não consegue ver a diferença, então é algo totalmente sem sentido.", diz Yu, que completa: "Nós podemos (colocar uma tela Quad-HD em um smartphone), mas é algo muito ruim para o consumo de energia e não oferece nada em retorno. Os seus olhos não conseguem ver a diferença, então por que deveríamos fazer isso? Eu acho que é uma coisa estúpida".
Smartphones com telas Quad HD vs 1080p: o que é bom e o que não faz diferença

Há uma série de pontos a serem considerados aqui. Um deles é que realmente o potencial das telas Full HD ainda não foi totalmente explorado e o Galaxy S5 está aí para mostrar isso. Mesmo trazendo uma densidade de pixels menor do que o Galaxy S4, a tela do S5 é consideravelmente melhor, com cores mais definidas e contrastes altamente realistas. Outro exemplo é o próprio LG G2, que vem com uma tela de 5,2 polegadas e tecnologia LCD IPS, sendo uma das melhores telas vistas até hoje em um smartphone.

Oppo Find 7


O iPhone 5S tem resolução muito baixa se comparado aos lançamentos recentes do Android (640 x 1136 pixels), mas não se vê seus donos reclamando de baixa resolução, pelo contrário. O que todos esses modelos tem em comum? A densidade de pixels acima de 300 pontos por polegada quadrada, o máximo que o olho humano consegue enxergar. Acima disso, enxergamos uma imagem como um contínuo, não como uma combinação de pixels para formá-la.

Nesse ponto em especial, da densidade de pixels, Richard Yu está certo, mas também há o outro lado da moeda: com tantos smartphones capazes de gravar vídeos em 4K (e é praticamente certo que o LG G3 será capaz disso), enxegar os vídeos o mais próximo quanto possível na resolução nativa em que ele foi filmado é algo interessante. Mesmo assim, será que vale a pena encarar os lados negativos de uma resolução tão alta somente por essa capacidade?
Oppo Find 7


Uma resolução tão alta exige mais processamento gráfico. Mais processamento gráfico exige uma GPU mais poderosa, que encarece o smartphone, consome mais bateria e gera mais calor. No fim das contas, a dúvida que fica é esta: a troco de quê?

Quando for lançado, o Android 5.0 provavelmente suportará nativamente telas com resolução maior, então é possível que ainda este ano alguns modelos com telas QHD sejam lançados, quando teremos a oporunidade de conferir esses benefícios. Atualmente só temos um modelo da Oppo com essa tela, mas foi mais anunciado como um teaser do que como um produto comercial acabado.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip