Android pode ganhar recurso para identificar aparelhos próximos



O Android pode ganhar em breve, possivelmente em sua nova versão (4.5) um recurso chamado Nearby, que permitirá a aparelhos próximos se comunicarem de forma livre. Será possível compartilhar informações com amigos próximos ou receber ofertas ao entrar em uma loja, por exemplo.

Conforme o Android Police, é provável que ele seja anunciado em um futuro próximo, o que poderia acontecer no Google I/O, em 25 de junho. A conferência com desenvolvedores sempre trás novidades do sistema operacional e o Nearby provavelmente deve dar as caras como um dos novos recursos.

Não há muitos detalhes sobre as possibilidades da ferramenta, mas uma alternativa citada pela publicação é a criação de lembretes ativados ao se encontrar com alguma pessoa. Por exemplo: ao chegar perto de sua mãe, o celular pode lembrá-lo de perguntar sobre como está o cachorro, por exemplo.

O celular usaria o microfone para descobrir coisas próximas, mas também ativará o Wi-Fi e o Bluetooth eventualmente. A captação sonora poderá ser a chave para o recurso, com cada celular emitindo uma frequência sonora específica e inaudível para os ouvidos humanos (mas possivelmente enlouquecendo os cachorros). No entanto, sempre há questões de privacidade envolvidas, já que o Google estaria abrindo seu microfone para ouvir os arredores.

A preocupação teria chegado à empresa, que teria como plano receber os sons captados, processá-los e reenviar as informações para o celular do usuário, sem que os aparelhos tenham acesso à gravação. No entanto, a desconfiança com relação a NSA é eterna, já que os vazamentos de Edward Snowden determinam que a agência tem acesso aos servidores da empresa.

De qualquer forma, o recurso tornaria o smartphone ainda mais “smart”, permitindo a comunicação com outros aparelhos sem intervenção humana. Se o Google conseguir driblar os grandes problemas de privacidade envolvidos no assunto, é possível que o recurso seja interessante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip