Os pontos negativos do iOS 8, o novo sistema operacional da Apple

Usuários e especialistas sentiram falta de recursos de mapa, central de notificações e uma nova interface

  Apple anuncia o iOS 8, o novo sistema operacional de iPhones e iPads 

Muitas das funções do novo sistema operacional da Apple chegam para não deixar a empresa atrás no campo da inovação e tecnologia, diminuir a dependência de programas de terceiros e correm para oferecer o que o Android, do Google, já possui. Durante a Conferência WWDC, realizada na semana passada, a Apple detalhou o que virá por aí: teclado inteligente, sensor biométrico Touch, Siri "mais inteligente", possibilidade de testar aplicativos na Apple Store antes de adquirí-los, filtros na câmera e, finalmente, osw widgets.

Entre as "novidades" mais comentadas estão o iCloud Drive - que funcionará de forma semelhante ao Google Drive - o app Health, que promete armazenar e organizar informações sobre a condição de saúde do usuário, o AirDrop, que permite a troca de arquivos entre Macs e iPhone e iPad e o Family Sharing - para compartilhar informações e dados com até 6 membros da família. O iOS 8 chamou a atenção de desenvolvedores e alguns especialistas reconheceram os esforços da Apple para melhorar seus serviços de nuvem, a interação de serviços e aplicativos e falhas no sistema operacional. Apesar do upgrade, ainda há críticas em relação ao sistema operacional da Apple.

Mapas e Rotas de trânsito
Atualmente, para obter indicações do trânsito, o usuário Apple precisa usar aplicativos de terceiros, como o Google Maps ou Waze. Alguns applemaníacos esperavam que o iOS 8 corrigisse esse problema, mas parece que os usuários terão que aguardar um pouco mais. A empresa sabe que precisa resolver esse problema e trabalha para isso. Segundo o Tech Crunch, que conversou com fontes próximas a Apple, a empresa está desenvolvendo recursos para "matar" o Google Maps.

As mudanças incluiriam um mapa com uma interface "clean", sinalização de caminhos e todas as informações sobre rotas de ônibus, estradas e estações de metrô/trem. As aquisições recentes também apontam esforços nesse sentido: 13 das empresas compradas nos últimos anos trabalham com dados e sistemas de localização, como a BroadMap, Embark, HopStop.

Por que essa solução não apareceu na versão 8? "Alguns desenvolvedores que deixaram a companhia afirmam que nenhum recurso de mapa ficou pronto a tempo do lançamento do novo iOS. Falhas de engenheiros, projetos mal sucedidos e mal planejados estariam entre os motivos disso", afirma reportagem do Tech Crunch.

Centro de Notificações, Widgets e Tela Principal
Não fique tão entusiasmado com os widgets, avisa o Mashable. O recurso chegou finalmente ao iOS, mas não do jeito que alguns esperavam. Isso porque aparece "escondido" no Centro de Notificações - além disso, parece que não será possível customizá-lo com a liberdade que o Android oferece, por exemplo.

Embora o iOS 8 traga melhorias no Centro de Notificações, na interface e na adição dos widgets, ainda não chegou a atender de fato às mudanças que os usuários pedem. "Não é que não gostamos do recurso. É possível ajustar volume e brilho e outras funções apenas passando o dedo na parte inferior da tela. No entanto, ao contrário do Galaxy, você não pode personalizar as configurações rápidas", afirmou Mark Spoonauer, editor-chefe da revista digital de tecnologia LAPTOP.

Se olhar para a tela inicial do iOS 8, ​​você conseguiria dizer com clareza as diferenças substanciais entre esta versão e iOS 7?, questiona Spoonauer. Ele critica a falta de alterações substanciais na tela principal. "Que tal não confinar os widgets para a Central de Notificações, ou permitir tamanhos variáveis ​​para ícones de aplicativos, semelhante ao Windows Phone?", sugere Spoonauer.

Baixando no Safari e Salvando no iPhone
Com as últimas atualizações, a Apple conseguiu fornecer aos usuários a opção de visualizar e abrir arquivos PDF. Mas o que usuários ainda reclamam é que não há a possibilidade de salvar esse arquivo na memória interna para ler posteriormente. O iCloud Drive chega para tentar resolver os problemas da falta de uma área de armazenamento, mas não a funcionalidade de baixar e salvar arquivos.

Tchau iOS4
Não é exatamente uma surpresa que o novo sistema operacional da Apple não fosse ser disponível para o iPhone 4. Muitos já aguardavam por isso, já que a última atualização do aparelho não recebeu todos os recursos do iOS 7 por limitações no hardware. Mesmo assim, o fato irritou muitos usuários.

No twitter, brasileiros reclamam - e fazem piada - do fato do iOS4 ficar de fora da atualização da Apple






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip