Protótipo funcional do 'smartphone de montar' é apresentado pelo Google





Há alguns meses o Google nos apresentou ao Project Ara, cuja ideia é produzir smartphones modulares. Nesta quinta-feira (26), para a surpresa de muitos, a companhia apresentou um protótipo funcional do dispositivo pela primeira vez durante a Google I/O, sua conferência anual para desenvolvedores.

Muito embora tenha sido amplamente aplaudido, o teste do aparelho em si não foi lá muito bem sucedido: ele demorou a ligar e quando finalmente funcionou travou na tela de boot do sistema operacional. Apesar disso, a apresentação mostrou o avanço do projeto, que enfrentou várias críticas e ceticismo sobre a real necessidade de se fazer um smartphone modular.



Apesar disso, o diretor do projeto, Paul Emerenko, disse que as críticas ao projeto foram transformadas em números, quantificando todas as possíveis dificuldades para poder enfrentar os problemas e empecilhos técnicos.

Um dos maiores problemas para a equipe é a transferência de dados entre os módulos e o corpo principal. Várias técnicas estão sendo estudadas, sendo a principal delas a de conectores capacitivos.

Outro problema é o próprio Android, que precisará passar por algumas mudanças para suportar a modularidade do aparelho. Segundo Emerenko, modificar o sistema será a prova de fogo do Android e oportunidade perfeita para mostrar a verdadeira flexibilidade do sistema.

Além do protótipo, a empresa também imaginou possíveis módulos para o smartphone, como uma chave para o carro, uma câmera para que as pessoas possam emprestar para seus amigos e um módulo de visão noturna. Além disso, o grupo estuda uma nova tecnologia de bateria mais potente do que temos hoje em dia, mas que, em contra-partida, terá uma vida útil menor.

Durante a apresentação ainda foi possível ver alguns designs de casulos para os módulos, o que dá para se ter uma noção preliminar de como pode ser o visual do aparelho. Todas as peças são feitas utilizando uma impressora 3D especial, que imprime 50 vezes mais rápido do que uma modelo comum.



Para finalizar, Emerenko colocou um desafio para os desenvolvedores, oferecendo-lhes um prêmio de US$ 100 mil para quem criar um módulo inovador e que faça algo que um smartphone nunca fez.

Com otimismo, o executivo completou afirmando que o Project Ara será realidade e que um modelo para desenvolvedores estará disponível em alguns meses.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip