Samsung tenta depender menos do Android

A Samsung planeja lançar o primeiro smartphone com seu sistema operacional Tizen no terceiro trimestre, marcando a mais recente tentativa da companhia de montar um ecossistema próprio de aplicativos e reduzir a dependência do Android, do Google.

A companhia informou que o Samsung Z, que tem tela de 4,8 polegadas de alta definição e recursos como leitura de digitais, será apresentado na Tizen Developer Conferece, em San Francisco, na terça-feira. O aparelho estará disponível na Rússia entre julho e setembro e em outros mercados na sequência, informou a empresa.

A Samsung não deu previsões de vendas ou por quanto o telefone será vendido, embora um executivo tenha dito à Reuters em abril que a companhia está trabalhando em ao menos dois modelos usando o Tizen e que serão lançados "em alguns países onde podemos ter um bom desempenho."

O Samsung Z será o esforço mais recente da gigante de eletrônicos de angariar força para o Tizen, com os relógios inteligentes Gear 2 também usando a plataforma.

A maioria dos dispositivos móveis da Samsung usa a plataforma Android. O esforço da empresa para desenvolver seu próprio sistema operacional tem enfrentado atrasos em lançamentos de produtos, o que tem minado as expectativas.

O executivo afirmou em abril que o Tizen precisa ser responsável por até 15% das vendas de smartphones da Samsung para ser considerado um sucesso.

"Há muito espaço e oportunidade para um forte terceiro fornecedor de plataforma. Se você conseguir 10% de um mercado de 2 bilhões de unidades em smartphones (até 2018), isso será uma oportunidade", disse Rachel Lashford, analista da Canalys em Cingapura.

Porém, muitos na indústria têm dúvidas sobre o Tizen e há questões sobre o nível de comprometimento da Samsung sobre a plataforma, disse Lashford.

A Samsung não revelou quantos aplicativos estão disponíveis para o Tizen.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip