Como Corrigir Erro de “Sem Conexão” na Play Store.

Muitos usuários já tiveram a infelicidade de bater de frente com o erro de “sem conexão” ao acessar a Play Store. Esse talvez seja o erro mais comum quando tentamos navegar pela loja de aplicativos do Google, mas não se preocupe, pois existem vários métodos para resolver o problema.

Solução #1 – Conta do Google ou Gmail

Sabemos que os dispositivos Android precisam de um Gmail ou Conta Google para ter acesso aos aplicativos da Play Store, bem como todos os outros serviços do Google. Então se você alterou a sua senha recentemente, terá que inserir a mesma no dispositivo, isso se o próprio Android não solicitar a atualização da senha.


Solução #2 – Limpeza do Cache

Ao passar do tempo o aplicativo da Play Store ( como qualquer outro aplicativo ) realiza o armazenamento contínuo de informações em cache, mas pode ocorrer de algum dado estar corrompido, causando o erro de sem conexão. Para resolver esse erro você deve:

Acessar as configurações do sistema, depois toque em “Aplicativos”, na sequência procure pelo Google Play Store na aba “Baixados” e toque no aplicativo para visualizar as informações do mesmo.



Na próxima tela toque no botão “Forçar parada” e confirme a interrupção do aplicativo:

Agora o último passo é limpar é o cache propriamente dito, basta tocar no botão “Limpar dados” e confirmar a mensagem de limpeza:



A partir desse momento você provavelmente conseguirá acessar a Play Store.
Solução #3 – Acertar a Data e Hora do Android

O Google sempre verifica a data e hora do seu dispositivo quando você tenta utilizar a loja de aplicativos. Por isso essa informação deve estar sempre correta para que você possa fazer seus downloads e navegar normalmente no aplicativo.

Se a data do seu dispositivo está incorreta, acesse as configurações do Android, depois role a página até a opção “Data e hora” e por fim modifique as opções “Definir data” e “Definir horário”.
Solução #4 – Reinstalar o Aplicativo Play Store

Na solução #2 você aprendeu como acessar as informações do aplicativo Play Store, pois saiba que na mesma tela há um botão chamado “Desinstalar atualizações”. Feito isso, baixe o APK da última versão da Play Store e faça a instalação do mesmo.
Solução #5 – Conexão Wi-Fi ou Dados Móveis ( 3G/4G )

Nesse tipo de solução temos dois cenários:
Solução #6 – Proxy e VPN

Esse cenário pode passar despercebido por muitos usuários, visto que conseguem acessar sites e diversos serviços online quando conectados por proxy ou VPN no Android, mas por algum motivo o Play Store simplesmente não consegue carregar. Então siga os passos:
Vá até a configurações do Android, depois toque em Wi-Fi ( ou Wireless e Conexões de Rede ), altere a conexão atual e remova qualquer tipo de proxy;
Desconecte-se de qualquer VPN ( tanto pela configuração ou nativa ) ou via aplicativo de terceiros.
Solução #7 – Apague o Arquivo hosts

Você só poderá seguir esse método se tiver o root habilitado no dispositivo. Se você tem esse recurso habilitado, utilize um gerenciador de arquivos root ( como o Root Explorer ou ES File Explorer ) e depois:
Acesse a pasta /root/system/etc
Apague o arquivo hosts.txt
Solução #8 - Factory Data Reset

O precedimento de Factory Reset é certamente a última opção à seguir quando algum aplicativo ou configuração do sistema não voltar ao normal pelos métodos convencionais. Mas tenha em mente que o Factory Reset apaga todas as informações do dispositivo, reconfigurando o Android com as definições de fábrica.

Antes optar por esse método é recomendável realizar uma série de backups no Android seguindo os tutoriais abaixo:

Tenho certeza que ao menos um dos métodos citados aqui resolverá seu problema e você conseguirá baixar seus aplicativos, jogos, filmes e livros na Play Store.

Você conseguiu resolver o erro de sem conexão no seu dispositivo?

This entry passed through the Full-Text RSS service — if this is your content and you’re reading it on someone else’s site, please read the FAQ at fivefilters.org/content-only/faq.php#publishers.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip