Intel busca pequenos produtores de tablets



Associated Press

A Intel, preterida pela Apple e Samsung, corteja fabricantes menores de tablets

Star Wang se surpreendeu em meados do ano passado ao saber que a Intel Corp., INTC +0.77% a maior produtora de chips do mundo, queria se reunir com ele para falar sobre negócios.

Wang dirige uma pequena fábrica em Shenzhen, no sul da China, que produz tablets e placas de circuito impresso para marcas de eletrônicos da China e América do Sul. Sua empresa, a Shenzhen Hampoo Science & Technology Co., não é muito conhecida, mas é exatamente o tipo de cliente que a gigante do Vale do Silício está procurando. A Intel, o eterno rei dos processadores para computadores pessoais, está, em grande medida, fora do mercado de tablets e smartphones, que tem preferido concorrentes que usam a tecnologia de chips da ARM Holdings PLC. ARM.LN +0.71% Ela tem pouca esperança de atrair os líderes desse mercado, a Apple Inc. AAPL +1.29% e a Samsung Electronics Co., 005930.SE +0.16% que projetam seus próprios chips com base no modelo da ARM.

Então, a Intel está testando novas técnicas para cortejar empreendedores como Wang, pequenos fornecedores que ultimamente têm causado um impacto excepcional na evolução do mercado de tablets.

"Nós estamos tentando pensar diferente e ser pragmáticos", diz Renée James, diretora-superintendente da Intel. "O que faríamos se fôssemos uma novata?" é uma pergunta frequente, diz a executiva.

Isso significa viajar até Shenzhen, uma antiga vila de pescadores localizada perto de Hong Long, no Delta do Rio das Pérolas. Conhecida por suas fábricas de produtos baratos e iPhones falsificados, a cidade tem ganhado um número crescente de arranha-céus suntuosos e uma legião de fabricantes locais de eletrônicos, como Shenzhen Ramos Digital Technology Co., Teclast Electronics Co. e Wanlida Group Co.

Um impacto está no preço. Enquanto o tablet mais barato da Apple custa US$ 299, as empresas chinesas vendem tablets por até US$ 48. Às vezes, elas vendem o hardware com seus próprios nomes, mas cada vez mais fornecem pequenas quantidades de tablets para empresas de países emergentes, que colocam suas próprias marcas nos produtos.

Alguns desses fabricantes, como a E FUN Inc., conseguiram abrir caminho em canais de vendas importantes nos Estados Unidos, inclusive o Wal-Mart Stores Inc., WMT -0.35% onde os tablets são vendidos por US$ 70. Esses modelos baratos não possuem todos os recursos dos tablets das marcas mais conhecidas, mas atingem uma ampla base de consumidores.

A empresa de pesquisas IDC estima que 44% dos 245 milhões de tablets vendidos neste ano serão produzidos em Shenzhen, um dado que inclui alguns produtos vendidos com a marca de grandes empresas, como Lenovo Group Ltd. 0992.HK +0.93% e Hewlett-Packard Co. HPQ +0.53% As vendas de tablets com marcas de companhias menores que os cinco principais fornecedores do mercado somaram cerca de 34% do total no primeiro trimestre, diz Tom Mainelli, um dos diretores da IDC. A empresa contabiliza cerca de 200 fornecedores de tablets, no geral.

As pequenas empresas, às vezes chamadas de "genéricas" porque vendem seus produtos sem marca para os varejistas, que imprimem seus próprios nomes nos tablets, parecem estar driblando a saturação provocada pela queda nas vendas de tablets de marca nos países industrializados. Enquanto as vendas globais de tablets cresceram 3% no primeiro trimestre, segundo a IDC, as vendas das empresas pequenas aumentaram 13%.

Uma das razões para os preços baixos dos tablets é a concorrência entre os fabricantes de chips baseados no modelo ARM, que inclui a MediaTek Corp., 2454.TW +0.40% de Taiwan, e a Fuzhou Rockchip Electronics Co., da China. A Intel recentemente fechou um acordo com a Rockchip para desenvolver e vender chips baseados na tecnologia da Intel.

A Intel, cuja diretora-presidente se comprometeu a colocar sua tecnologia em 40 milhões de tablets neste ano, também trabalha para reduzir o custo de se distanciar da ARM.

A Intel criou um plano para oferecer um desconto em chips, assim como ajuda financeira, por trabalhos de engenharia únicos associados a projetos de tablets baseados na tecnologia da companhia.

Mas novos clientes, como o diretor-presidente da Hampoo, Wang, cuja empresa estava usando anteriormente chips baseados na tecnologia ARM, da Texas Instruments Inc., TXN -0.75% cita outros benefícios. Apesar da sua incredulidade inicial, ele rapidamente descobriu que a Intel estava oferecendo um serviço raramente visto numa empresa grande.

"Nós enfrentamos algumas dificuldades técnicas e a Intel enviou um engenheiro para ficar conosco por um mês e meio, trabalhando até 22h30 ou mesmo meia-noite, para resolver os problemas", disse ele. "Quando faltou um componente, a Intel foi falar com os fornecedores para assegurar que teríamos todos os componentes necessários."

Wang, que produz os tablets usados por uma série de marcas chinesas, diz que passou a comprar todos os seus chips da Intel neste ano.


Histórias parecidas são contadas na Ramos, uma das marcas chinesas emergentes. Sentado em seu escritório, em um dos parques industriais de alta tecnologia de Shenzhen, o diretor-presidente, Wan Qiuyang, diz que a Intel o ajudou a encontrar novos clientes internacionais e deu suporte doméstico promocional para a Ramos.

Uma dúvida persistente para os pequenos fornecedores é se gigantes globais vão contra-atacar com preços mais baixos e outros incentivos, incluindo melhor serviço ao cliente. "Se isso ocorrer, o mercado das genéricas da China vai ser cada vez mais pressionado", diz Jeff Orr, analista da ABI Research. "Prevejo que muitos desses vendedores vão passar para o próximo produto."

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