Novo golpe ameaça bloquear usuários do WhatsApp




Através de uma mensagem enviada por e-mail, um novo golpe está sendo aplicado para bloquear parcialmente ou até mesmo de forma definitiva a conta de usuários do WhatsApp, aplicativo de mensagens mais utilizado entre os brasileiros. A mensagem contida no e-mail trata-se de um conteúdo falso que diz que o usuário "violou políticas de privacidade" do aplicativo mencionando inclusive o "item 12848-WBR", de acordo com informações do UOL.

No entanto, é possível verificar nos termos de uso do site que esse item não existe. Além disso, como é comum notar em golpes desse tipo, a mensagem contem erros de ortografia.



O e-mail ainda afirma que foi criado um "novo termo de aceitação", que precisa ser visualizado no período de 5 a 90 dias para impedir que a conta no WhatsApp seja bloqueada. Porém, o e-mail não contém nenhum link que possa ser clicado que direcione a vítima para uma página e nenhum anexo que possa ser baixado. Poderia tratar-se de um erro dos golpistas ou um novo tipo de golpe, visto que geralmente esse tipo de ataque disponibiliza links e arquivos maliciosos que completam a ação dos golpistas.

O objetivo dos criminosos é infectar a máquina do usuário que receber a mensagem. Essa prática é conhecida como phishing scam. Após ter infectado o sistema do usuário, os golpistas podem ter acesso a várias áreas do computador, podendo controlá-lo remotamente com a finalidade de conseguir informações confidenciais, como dados bancários, senhas de cartões de crédito e outras informações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip