Embratel investe US$ 720 milhões na star one


A Embratel Star One está investindo US$ 720 milhões para o lançamento de dois satélites que entrarão em órbita em 2015 e 2016. Os equipamentos estão sendo construídos pela Space Systems/Loral (SSL), de Palo Alto, Califórnia, e o veículo de lançamento é Arianespace.
Inicialmente, o lançamento do satélite Star One C4 estava previsto para a partir do terceiro trimestre deste ano no site da companhia. Mas a data foi ajustada às etapas da construção, o que já era previsto, e agora está programada para o início de 2015. O equipamento será usado exclusivamente para expansão dos serviços de TV por assinatura via satélite (Direct to Home, ou DTH) da Claro hdtv. Claro, Embratel/Star One e Net são empresas do grupo América Móvil, do bilionário mexicano Carlos Slim.
A expansão é direcionada ao Brasil e às demais empresas da América Móvil na América Central e América do Sul. Segundo a Embratel, o C4, que opera na banda Ku, vai integrar a terceira geração de satélites da companhia, que já conta com o C1, C2, C12 e C3, e não vai substituir nenhum desses equipamentos.
O outro satélite, o Star One D1, será o maior já construído pela Embratel. Vai operar na banda Ka, que permite transmissões de dados, conexão com telefone celular e atendimento ao Plano Nacional de Banda Larga, pela possibilidade de oferecer serviços por baixo custo. É o primeiro da companhia em banda Ka, embora a empresa já disponha de banda larga via satélite por outro sistema.
A Embratel informou que com esse investimento será possível ampliar também sua capacidade para a transmissão de grandes eventos no Brasil. Citou como exemplo os Jogos Olímpicos Rio 2016.
A empresa também está reposicionando sua marca como Embratel Star One. Anteriormente, eram duas marcas separadas, com a Star One posicionada exclusivamente para o segmento de satélites. Mas a América Móvil vem fazendo a integração de suas empresas no Brasil, e isso já se reflete na organização do grupo.
A América Móvil informou, nos resultados do segundo trimestre, que seus serviços de TV por assinatura e banda larga cresceram 18,6% e 14,4% respectivamente. De acordo com o grupo, 68% das adições líquidas (a diferença entre clientes que cancelaram o serviço e clientes novos) foram para pacotes "triple play", ou seja, com voz fixa e móvel, dados e televisão por assinatura.

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