Plano de dados atuais agrada consumidores das teles

Os planos de dados chegaram à maioria dos aparelhos celulares no Brasil e agradam aos consumidores, que, se pudessem ter um acesso de maior qualidade, aceitariam pagar um pouco mais. A conclusão é de estudo feito pela consultoria CVA Solutions e ressalta a importância das licenças de serviços de quarta geração de celular (4G) frente a alta demanda.

Os planos de dados ficaram mais acessíveis e foram usados em conjunto com o serviço de voz neste ano por 61,1% de 7 mil entrevistados, ante 42,8% no ano passado. O celular pré-pago foi usado apenas para ligações por 40,7% dos consultados, metade do registrado em 2011. A chance de acessar aplicativos e e-mails tornou-se uma escolha de 58,2%, ante apenas 15,7% dos entrevistados três anos atrás. Em pós-pago e controle, o uso do pacote de dados é ainda mais amplo e alcança 66,9%, 14,4 pontos percentuais a mais que em 2013. A adesão apenas a serviços de voz está em tendência decrescente.

O serviço de dados é considerado bom por 53,3% dos entrevistados e 64,9% deles pagariam mais caro em troca de qualidade, mostra o levantamento. O cenário ressalta a importância do leilão para o serviço de banda larga móvel 4G, que pode definir os contornos da disputa por clientes de internet nos próximos anos. A faixa de 700 MHz já é usada por países como os Estados Unidos, por exigir menos antenas para cobertura de sinal.

As empresas de telefonia compensaram parte o corte de tarifas em ligações para outras operadoras e a queda de SMS no segundo trimestre com o faturamento no plano de dados. A receita na categoria cresceu 36,1% na Oi, 19,5% na Vivo e 23,8% na Claro, em termos líquidos, e 22,2% na TIM (bruta).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip