Novos ônibus de São Paulo têm Wi-Fi grátis

Novos ônibus de São Paulo têm Wi-Fi grátis


onibus-sao-paulo

Quem anda de ônibus nas zonas sul e oeste de São Paulo talvez se depare com um dos 20 superarticulados que começaram a circular nesta terça-feira (2) na capital paulista. Os veículos de 23 metros de comprimento têm ar-condicionado e quatro deles já oferecem conexão Wi-Fi de graça. Até o ano que vem, os ônibus ganharão catracas equipadas com câmeras de reconhecimento facial para evitar fraudes no Bilhete Único.

Entre os 20 novos ônibus, dez vão atender a linha 809P (Terminal Campo Limpo-Pinheiros) e os outros dez a linha 857P (Terminal Campo Limpo-Paraíso), ambas operadas pela Viação Campo Belo. Eles possuem capacidade para transportar 58 pessoas sentadas e 118 em pé, e deverão circular principalmente em corredores de ônibus.

Para acessar a internet, basta estar dentro de um ônibus que possua o adesivo indicador de Wi-Fi na frente; não é necessário digitar nenhuma senha.

onibus-wifi-sao-paulo

Além da conexão grátis e do ar-condicionado, os ônibus possuirão, até o início do ano que vem, novas catracas equipadas com uma câmera que fotografa o passageiro que estiver passando o Bilhete Único. A ideia é evitar fraudes no uso dos benefícios de gratuidade (idosos e deficientes) e meia-tarifa (estudantes), que representam quase 20% dos passageiros.

E como funciona? Segundo a Folha de S.Paulo, a câmera tira quatro fotos do passageiro quando um Bilhete Único especial for usado. As imagens são enviadas para um servidor, que fará o reconhecimento facial. Quando houver diferença em relação à foto já cadastrada na SPTrans, um funcionário irá verificar o caso e bloquear o cartão caso tenha havido fraude. Com a mudança, não será mais necessário que o cobrador valide o cartão — o que normalmente atrasa o embarque.

Sorria!

Sorria!

Cada um dos 20 ônibus custou R$ 810 mil, de acordo com a Exame, e fazem parte de um pacote de 600 coletivos comprados para renovar a frota e repor os queimados nas manifestações do ano passado. Como os ônibus com mais de dez anos não podem mais circular, outros mil veículos deverão ser comprados em 2015.

A Prefeitura de São Paulo estuda a possibilidade de exigir que todos os ônibus comprados na próxima licitação, prevista para 2015, tenham ar-condicionado. É estranho que isso esteja sendo feito só agora, mas uma pesquisa da SPTrans, realizada em 2009, apontava que 86% dos passageiros eram contra o ar-condicionado nos ônibus. Errrmmm… então tá, né?





Deus Seja Louvado.
Procure Uma Igreja Evangélica.
Não Morra Sem Jesus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip