Acordo une TIM e WhatsApp para navegação por dados moveis


Roger Solé: mercado potencial mira 30 milhões de usuários de smartphones


A TIM Brasil conquistou como aliado um provedor de conteúdo que até agora oferecia serviços sobre sua rede sem qualquer acordo comercial, como geralmente acontece nesses casos. A empresa fez uma parceria com WhatsApp, empresa do Facebook, envolvendo o serviço de mensagens instantâneas por celular, e lança hoje um pacote de dados para quem ainda não tem acesso a internet e geralmente usa o aplicativo quando está em uma rede Wi-Fi, ou quer um plano adicional.

Embora tenha acordos semelhantes para esse aplicativo com operadoras de vários países, no Brasil a primeira parceria é com a TIM, afirmou ao Valor o diretor de marketing da TIM, Roger Solé. A operadora inicia hoje uma campanha de publicidade na TV para divulgar o novo produto.

O uso do WhatsApp é grátis. Mas, para isso, o consumidor precisa de um pacote de dados móvel (3G/4G). Ou, então, se tem um plano fixo, pode fazer o acesso por meio de Wi-Fi. Por isso, a TIM está lançando um pacote para quem não tem plano de dados, com assinatura mensal de R$ 29,90, que inclui 300 megabytes de acesso a internet, torpedos ilimitados para qualquer operadora e R$ 10 em créditos para o cliente usar como quiser, inclusive com ligações, já que o plano não inclui voz.

E como a operadora está incluindo um serviço, originariamente grátis, em um pacote pago, houve a necessidade de fazer o acordo com o dono do aplicativo. E mesmo que a franquia de 300 MB se esgote antes do fim do mês, o WhatsApp continuará ativo, com a velocidade plena da rede, enquanto em pacotes tradicionais a velocidade cai e não é possível enviar fotos e vídeo, disse.

A expectativa da operadora é capturar novos clientes para sua rede, além de atrair parte dos que já estão em sua base para um serviço de maior valor adicionado.

Solé estima que o aplicativo está presente em 90% dos smartphones da TIM. A tele encerrou setembro com 75 milhões de clientes, sendo que mais de 40% têm smartphones - ou cerca de 28 milhões da base. Desses, 90% usam o aplicativo - entre 20 milhões e 30 milhões, descontando os chips inativos.

Os planos tradicionais da TIM têm voz ilimitada para uso intrarrede. Os dados são pagos à parte. Nesse plano é o contrário, privilegia dados, porque para clientes jovens o mais importante é estarem conectados. Eles falam pouco por mês, mas usam o aplicativo de forma intensa, diariamente.

O executivo não revela as bases do acordo com o WhatsApp. Mark Zuckerberg, presidente do Facebook, concluiu a compra do WhatsApp em outubro por US$ 22 bilhões. O aplicativo tem mais de 600 milhões de usuários mensais e se enquadra como um provedor "Over The Top", ou OTT, ainda sem um modelo de negócios com as operadoras.

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