Android Lollipop está liberado para o brasil


Android Lollipop tem notificações na tela de bloqueio e visual moderno
Nova versão do sistema operacional do Google já chegou ao Brasil.
Lollipop também permite criar perfis de usuários e silenciar tipos de avisos.

O Android 5.0 Lollipop, nova versão do sistema operacional móvel do Google, já começou a ser distribuído no Brasil para smartphones compatíveis. O G1 atualizou na terça-feira (18) um Nexus 5, modelo da LG que roda o chamado "Android puro", sem modificações, para mostrar rapidamente algumas das novidades. Entre elas, se destacam a exibição de notificações na tela de bloqueio, o conceito visual de "material design" e a possibilidade de criar vários perfis de usuário em um único aparelho. Assista ao vídeo.



A primeira função inédita do Lollipop é vista de cara. A tela de bloqueio agora mostra notificações e permite que os usuários interajam com elas, seja dispensando um alarme ou respondendo a um e-mail. Esse tipo de notificação ativa já é usado pelo WhatsApp, que permite rebater uma mensagem mesmo com o telefone travado.

Ainda na tela de bloqueio, basta deslizar a tela para baixo para ir ao menu de configurações rápidas, que foi reformulado. De lá, é possível ligar ou desligar conexões Wi-Fi, Bluetooth e GPS, alterar o brilho da tela e acionar o Modo Avião. A aba também tem um inédito botão de lanterna. Se você usa algum mecanismo de segurança, no entanto, só é possível ativar (ou não) essas opções, e não modificá-las. Para isso, ainda é necessário digitar sua senha ou padrão.




Tela de bloqueio do Lollipop mostra notificações do
Android; é possível esconder conteúdo dos avisos
(Foto: Reprodução)

Ao chegar na tela inicial do novo Android, o visual moderno do "material design" aparece por toda a parte com suas cores sólidas e o uso de várias camadas de contexto. A ideia do Google com essa repaginação gráfica é identificar melhor cada aplicativo e suas principais funções. O Gmail, por exemplo, assume o vermelho e destaca nessa mesma cor o botão de "Escrever e-mail".

O "material design" também afeta as animações de abertura e fechamento de aplicativos, tornando-as mais responsivas aos toques na tela. Ao sair da gaveta de apps, por exemplo, ela se contrai até voltar ao formato original de botão. Porém, vale avaliar se a substituição dos fundos na cor preta, dominante na versão KitKat, pela branca irá afetar a duração da bateria dos dispositivos com o novo Android.

O Lollipop também ganhou um desdobramento do modo silencioso. Agora, é possível configurar o sistema para que apenas as notificações de certos aplicativos, classificados como prioritários, apareçam na tela. Isso pode acontecer indefinidamente ou em períodos que vão de 15 minutos a 8 horas. Também é possível alterar as configurações da tela de bloqueio para esconder o conteúdo de certos avisos.

Outra novidade é a possibilidade de criar mais de um perfil de usuário em um único aparelho. Dessa forma, o pai que dá o smartphone para o filho pequeno mexer, por exemplo, consegue limitar quais aplicativos podem ser abertos. O recurso também pode ser útil caso uma família divida o mesmo telefone. Assim, cada um pode ter sua própria tela inicial e apps, como o próprio navegador Google Chrome já faz.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip