Bluetooth 4.2 vem aí e com acesso direto à internet:


O padrão Bluetooth vem sendo usado, basicamente, para a troca de dados entre dispositivos próximos e para conexão sem fio de fones de ouvido, teclados e outros acessórios. Mas uma nova versão, a 4.2, foi anunciada oficialmente nesta quarta-feira (3) e promete tornar a tecnologia ainda mais útil.

A principal novidade do Bluetooth 4.2 é a capacidade nativa de conectar dispositivos à internet sem que estes tenham que depender exclusivamente de redes Wi-Fi. Para tanto, a nova versão terá compatibilidade plena, entre outros, com o protocolo IPv6.

Não que a Bluetooth SIG, consórcio responsável pelas especificações, esteja planejando tornar a tecnologia “rival” dos padrões de redes sem fio atuais. O objetivo principal é oferecer meios práticos de conexão aos aparelhos que se enquadram no que é conhecido como “internet das coisas“.





Dispositivos como termostatos, câmeras e lâmpadas inteligentes poderão utilizar o Bluetooth 4.2 para acessar a internet e, ao mesmo tempo, usufruir de outras características da tecnologia, como consumo reduzido de energia e comunicação com equipamentos próximos.

Para atender a todas estas necessidades, o Bluetooth poderá ser até 2,5 vezes mais rápido que as especificações atuais e transportar até dez vezes mais dados.

A segurança é outro aspecto que recebeu grande atenção: informações transmitidas via Bluetooth 4.2 serão criptografadas por padrão e haverá um controle mais rígido para assegurar que somente disponíveis devidamente autorizados possam se conectar a outros.

Demorará um pouco para descobrirmos se a nova versão conseguirá convencer o mercado. As especificações do Bluetooth 4.2 já estão prontas, mas como acontece com toda tecnologia nova, a sua adoção pela indústria poderá levar meses para ser iniciada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip