Microsoft colocará Windows 8 em tablet da DL




Claudia Ferris, da Microsoft, e Paulo Xu, da DL Tecnologia: tablet custará R$ 549 - valor é quase três vezes menor que o de marcas como Nokia, Dell e Asus

Na tentativa de incentivar o uso do sistema operacional Windows em tablets, a Microsoft fechou um acordo com a brasileira DL Tecnologia para lançar um aparelho barato no Brasil. A união com a DL, principal marca de aparelhos acessíveis do país, representa a estreia da companhia americana neste segmento e reforça a tentativa da companhia de ganhar espaço no mundo dos dispositivos móveis, hoje dominado pelo Android, do Google, e pelo iOS, da Apple.

Com tela de 7,85 polegadas, 16 gigabytes (GB) de espaço para guardar arquivos e processador Intel, o tablet vem com duas licenças do pacote Office e custará R$ 549. O valor é quase três vezes menor que o dos aparelhos com Windows de marcas como Nokia, Dell e Asus, mais voltados aos usuários corporativos. Em relação aos modelos Android, o valor pode ser considerado um pouco alto. Boa parte dos tablets vendidos no Brasil está na faixa de R$ 300 a R$ 400. Na Black Friday, alguns modelos chegaram a custar R$ 150.

Para conquistar mercado, DL e Microsoft terão como principal desafio convencer os consumidores de que vale a pena pagar mais pelo novo tablet. Para isso, disse ao Valor, Claudia Ferris, vice-presidente da divisão de canais para o consumidor da Microsoft, está sendo feito um investimento forte no treinamento de vendedores. "Muitas redes varejistas ainda não sabem como vender tablets e têm receio de trabalhar com esses produtos por conta de problemas com algumas marcas. Temos muito trabalho a fazer", disse.

A expectativa é que o novo tablet chegue a algo entre 1,5 mil e 2 mil pontos de venda e a lojas virtuais antes do Natal. É possível, no entanto, que o lançamento não aconteça a tempo dele entrar na lista de presentes dos consumidores. "Vai depender da burocracia de importação de componentes", disse Paulo Xu, fundador da DL.

As negociações entre a fabricante e a Microsoft começaram há cerca de oito meses e fazem parte de uma iniciativa anunciada pelo executivo-chefe da Microsoft, Satya Nadella. Para estimular o uso do Windows em tablets baratos, a companhia anunciou um programa que isenta os fabricantes de pagar a taxa de licenciamento do sistema. A ideia é que, sem esse custo (que, segundo estimativas, pode variar entre US$ 25 e US$ 90 por dispositivo), eles consigam lançar modelos mais acessíveis.

De acordo com Claudia, não está previsto, por enquanto, a ampliação do número de parceiros no país. "Queremos fazer um caso bem-sucedido, ouvir os clientes e consumidores", disse a executiva. De acordo com Xu, a DL estuda lançar mais dois ou três tablets com Windows até o meio do ano que vem. A decisão será tomada dependendo do desempenho das vendas do primeiro produto. "Não esperamos grandes volumes de vendas de cara. A ideia é posicionar a Microsoft no segmento de produtos baratos", disse Claudia.

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