Vivo simplifica planos e preços de 3G e 4G

o cliente consome mais ao entrar no mundo 4G, que tem mais qualidade

Para melhorar sua competitividade no segmento pós-pago e atender a exigências feitas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a todas as operadoras, para facilitar ao consumidor a comparação de planos de serviços, a Vivo anuncia hoje a simplificação de seu portfólio, antecipado ontem pelo Valor PRO, serviço de notícias em tempo real do Valor.

A operadora reduziu de 78 para 6 o número de planos e eliminou a diferença entre pacotes de dados em 3G e 4G. O preço, agora, passa a ser o mesmo, independentemente da rede. A diferença fica por conta da capacidade contratada. Não haverá mais distinção também para os planos pré-pago e controle, que só eram vendidos para a rede 3G. Agora, estão disponíveis no Vivo Tudo em 4G, a partir de R$ 6,90.

A tecnologia LTE, de 4G, começou a ser lançada gradualmente pelas operadoras no ano passado, como obrigação imposta pela Anatel para atender à Copa das Confederações. A maioria das empresas, inclusive a Vivo, demorou para eliminar as restrições ao 4G em pacotes de menor valor. "Envolvia mudanças de sistemas e nos preparamos para isso", disse Christian Gebara, diretor executivo de negócios pessoa física da Vivo. Nesse meio-tempo, os sistemas foram adaptados.

Segundo o executivo, o novo modelo de negócio para o pós-pago vai impulsionar ainda mais o desempenho da Vivo. A empresa detém a maior fatia no segmento, de 41,52% (27 milhões de clientes em setembro). Além disso, está mais de 18 pontos percentuais à frente da segunda colocada, a Claro, com 23,25%, com base em registros da Anatel. Na sequência estão TIM (18,7%) e Oi (13,67%).

O país contava com 65,5 milhões de celulares pós-pagos até setembro, de uma base total de quase 279 milhões de aparelhos. A briga das teles pelo segmento pós-pago é porque além de oferecer uma previsão de receita mais precisa e estável, ao contrário do pré-pago, concentra os clientes com contas de maior valor.

Gebara disse que a Vivo tem forte foco em internet móvel. Está presente em mais de 3,3 mil municípios com a rede 3G e em 111 com 4G. Hoje, lança mais 16 localidades com a quarta geração, para um total de 127: oito em São Paulo, duas no Rio de Janeiro e duas no Rio Grande so Sul.

"O cliente consome mais quando entra no mundo 4G, que permite ver vídeos, jogos etc com qualidade superior ao 3G", disse Gebara. Os novos planos incluem voz ilimitada dentro da rede Vivo, SMS ilimitado também para outras operadoras, seguro de R$ 1 mil para roubo ou furto qualificado do aparelho em planos a partir de 2 megabytes (MB) e roaming nacional, inclusive para números fixos da Vivo. O que varia são minutos para outras operadoras e franquia de dados, de 500 MB a 8 gigabytes (GB). Os preços são a partir de R$ 99,99.

O plano premium é o Smart Vivo, com 20 GB de franquia, uso internacional, call center exclusivo e custo de R$ 999. Pode incluir até dez dependentes (R$ 29,90 cada tablet ou modem e R$ 49,90 por smartphone).

Segundo o executivo, embora a simplificação não tenha sido feita por causa da Anatel, a medida também se aplica à agência. Gebara disse que toda a rede 3G da Vivo já evoluiu para 3G plus, três vezes mais rápida que 3G. O 4G é dez vezes mais veloz. Essa é a teoria, mas a empresa não pode garantir que a velocidade seja atingida.

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