Ao vender a Motorola Mobile Google toma prejuízo mas ruma para vencer a guerra
Faz já muito tempo que 2011 passou. Foi em agosto daquele ano que o Google decidiu comprar o braço de celulares da Motorola por US$ 12,5 bilhões. Faz tanto tempo que celulares comuns vendiam ainda mais do que smartphones. Quando 2011 fechou, Samsung e Apple eram responsáveis, cada uma, por 19% das vendas de telefones móveis inteligentes. Em terceiro, com quase 16% do mercado, estava a Nokia e seu terrível Symbian. A elas seguia-se, com 10%, a RiM e seu BlackBerry. A briga prometia ser boa no futuro. As companhias todas estavam à caça de patentes de pequenos detalhes que poderiam impedir as adversárias de implementar certas novidades. Quiçá levar empresas ao tribunal e bloquear alguns lançamentos. Briga feia na qual Apple e Samsung engajaram-se com gosto. Na semana passada, o Google desfez-se da empresa por US$ 2,91 bilhões. Quem a comprou foi a chinesa Lenovo. Não são apenas os quase US$ 10 bilhões de diferença no preço da empresa que mudaram de 2011 para 14. O merca