Governo de SP facilita bloqueio de celulares roubados



Pelo menos em São Paulo, deve ficar mais fácil bloquear um celular roubado. A Secretaria de Segurança Pública do estado definiu com as operadoras um novo procedimento que garante que o bloqueio de IMEI seja realizado até 12 horas após o registro do boletim de ocorrência.

A trava é mais importante do que o simples bloqueio do chip, que é mais comum e simplesmente cancela uma linha telefônica. O IMEI é um número de identificação único para celulares que, quando bloqueado, impede que o smartphone se conecte às redes móveis, basicamente inutilizando-o. Isso atrapalha a vida do ladrão e do receptador da mercadoria roubada, desencorajando novos roubos, o que pode ter um impacto positivo a médio e longo prazo.

A reunião envolveu o secretário Alexandre de Moraes e representantes das operadoras de telefonia. A resolução diz que quando o boletim de ocorrência for registrado na Polícia Civil, o delegado deve coletar a autorização da vítima para dar início ao processo de bloqueio do IMEI, que deve ser concluído no prazo de 12 horas.

Isso também funcionará na "Delegacia Eletrônica", que permite o registro do boletim de ocorrência pela internet. O site será modificado para incluir este pedido de autorização para realizar o bloqueio.

A Secretaria também propõe um projeto de lei contra o comércio de aparelhos com desbloqueio de IMEI, com o fim da inscrição estadual de empresas que descumprirem a solicitação. A Polícia Civil também quer melhorar a investigação contra o comércio irregular de aparelhos do tipo.

O roubo de celulares se tornou um problema muito comum no estado de São Paulo. Segundo a entidade, houve um crescimento de 20,6% nos casos de roubos na região de 2013 para 2014. Mais especificamente o roubo de celulares disparou, com um crescimento absurdo de 149,59%.




Deus Seja Louvado.
Procure Uma Igreja Evangélica.
Não Morra Sem Jesus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Celular Desbloqueado LG Optimus L4 II Tri Branco com Tela de 3,8”, Trial Chip, Tv Digital, Android 4.1, Câmera 3MP, 3G, Wi-Fi, Rádio FM e Bluetooth

Exclusivo: Galaxy S9 e S9+ são homologados no Brasil com dual-chip

As cidades brasileiras com maior número de dispositivos infectados por hackers