Governo de SP facilita bloqueio de celulares roubados



Pelo menos em São Paulo, deve ficar mais fácil bloquear um celular roubado. A Secretaria de Segurança Pública do estado definiu com as operadoras um novo procedimento que garante que o bloqueio de IMEI seja realizado até 12 horas após o registro do boletim de ocorrência.

A trava é mais importante do que o simples bloqueio do chip, que é mais comum e simplesmente cancela uma linha telefônica. O IMEI é um número de identificação único para celulares que, quando bloqueado, impede que o smartphone se conecte às redes móveis, basicamente inutilizando-o. Isso atrapalha a vida do ladrão e do receptador da mercadoria roubada, desencorajando novos roubos, o que pode ter um impacto positivo a médio e longo prazo.

A reunião envolveu o secretário Alexandre de Moraes e representantes das operadoras de telefonia. A resolução diz que quando o boletim de ocorrência for registrado na Polícia Civil, o delegado deve coletar a autorização da vítima para dar início ao processo de bloqueio do IMEI, que deve ser concluído no prazo de 12 horas.

Isso também funcionará na "Delegacia Eletrônica", que permite o registro do boletim de ocorrência pela internet. O site será modificado para incluir este pedido de autorização para realizar o bloqueio.

A Secretaria também propõe um projeto de lei contra o comércio de aparelhos com desbloqueio de IMEI, com o fim da inscrição estadual de empresas que descumprirem a solicitação. A Polícia Civil também quer melhorar a investigação contra o comércio irregular de aparelhos do tipo.

O roubo de celulares se tornou um problema muito comum no estado de São Paulo. Segundo a entidade, houve um crescimento de 20,6% nos casos de roubos na região de 2013 para 2014. Mais especificamente o roubo de celulares disparou, com um crescimento absurdo de 149,59%.




Deus Seja Louvado.
Procure Uma Igreja Evangélica.
Não Morra Sem Jesus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip