TIM também acaba com internet “ilimitada” nos planos pós-pagos da operadora Brasileira

Há algum tempo, a TIM já havia anunciado que seus clientes de planos pré-pagos e controle teriam sua internet móvel cortada assim que a franquia de internet fosse completamente utilizada. De acordo com o comunicado oficial da operadora, a partir de 20 de março, os assinantes dos planos pós-pagos sofrerão com a mesma mudança, que ocorrerá em território nacional.

A medida vale tanto para clientes novos como antigos dos planos Infinity, Liberty, Liberty Web e Liberty Express. O cliente que consumir toda a sua franquia de internet e quiser continuar navegando poderá comprar um pacote de de dados adicional ou mesmo migrar para um plano superior.

Não dá para negar que a chegada da limitação aos planos pós-pagos era apenas questão de tempo. O próprio lançamento do plano Controle WhatsApp e o fim da velocidade reduzida no pré-pago deixaram suspeitas de que os demais planos deixariam de ter internet ilimitada em breve.

Toda essa história do fim da internet ilimitada começou com a Vivo, que desde novembro começou a limitar a conexão de clientes pré-pagos. Com o lançamento dos novos planos pós-pagos, a Vivo também se resguardou do direito de cortar a internet de seus clientes, uma vez que a navegação com velocidade reduzida pós-franquia deixou de ser um serviço e se tornou "benefício promocional".

Infelizmente, não há muito para onde correr: apenas a Claro e Oi ainda oferecem planos com redução de velocidade no pós-pago e o TIM Beta no pré-pago, mas ninguém sabe até quando isso vai durar. Os executivos das operadoras afirmam que o fim da internet ilimitada é uma tendência natural, mas é fácil discordar disso ao comparar grandes operadoras de outros países fazendo exatamente a manobra contrária.

Como a medida foi anunciada com antecedência mínima de 30 dias, a mudança é considerada legítima pela Anatel. Os clientes estão sendo avisados por SMS sobre a alteração. Leia o comunicado oficial da operadora.

O Tecnoblog procurou a TIM para comentar o caso. A operadora confirmou as mudanças na tarde desta quinta-feira (19) e reforçou o posicionamento de que o modelo de redução de velocidade, adotado até então, poderia criar uma percepção negativa para o usuário.

"Vale destacar que a medida é aderente às normas da Anatel e busca oferecer uma melhor experiência de navegação móvel e evitar qualquer tipo de dúvida em relação à oferta contratada. Em linha com seu compromisso com a transparência, a operadora está comunicando com antecedência a mudança a todos os clientes impactados via SMS e atualizando os regulamentos das ofertas em seu site", disse a operadora em nota.






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