Alibaba compra fatia de fabricante de smartphones Meizu


Alibaba compra por US$ 590 milhões fatia de fabricante de smartphones
Minúscula na China, Meizu responde por menos de 2% das vendas no país.
Empresa está na sombra de Xiaomi, Huawei e Lenovo, além da Apple.



Jack Ma acompanha o aumento do valor das ações do Alibaba em Nova York

O Alibaba anunciou nesta segunda-feira (9) a compra por US$ 590 milhões de um pedaço de uma obscura fabricante de smartphone, para expandir o alcance de seu sistema operacional móvel em um mercado nacional competitivo.

O Alibaba anunciou que irá adquirir uma fatia minoritária da Meizu Technology que, na sombra de rivais como a Xiaomi, possui apenas 2% das vendas de smartphones na China. Diferentemente da iniciativa da Amazon de lançar aparelhos com sua própria marca, o negócio foi feito para a Alibaba lançar seu sistema operacional nos aparelhos da Meizu. Em contrapartida, a Meizu terá acesso aos canais de venda e outros recursos do Alibaba.

O valor pago pode ser custoso, apesar de a Alibaba ser avaliada em US$ 213 bilhões. O alcance da Meizu na China é severamente embotado por líderes domésticos Xiaomi, Huawei e Lenovo, assim como por multinacionais como Apple e Samsung.

“Você poderia dizer que eles estão gastando US$ 590 milhões em um experimento e ver o que acontece, isso é um experimento caro, certo?”, afirmou Michael Clendenin, diretor da RedTech Advisor, baseado em Shanghai. “Minha preocupação é que algumas empresas de internet está confundido poder gastar algumas centenas de milhões de dólares para comprar um pedaço de hardware que parece muito legal mas é essencialmente uma cópia do que Apple e Xiaomi já fizeram”, disse.

Juntos, as cinco empresas líderes responderam por quase 60% do mercado de smartrphones na China, no quarto trimestre de 2014, segundo dados da consultoria Canalys. A Meizu saltou de poucas centenas de milhares de celulares comercializados um ano antes para menos de 2 milhões, nos últimos três meses do ano passado. Ainda assim, é responsável por menos de 2% das vendas na China.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip

Vendas de smartwatches crescem quase 50% graças à Apple e Samsung

Anatel- lei sobre telemarketing