N1, tablet da Nokia que vai bombar

N1



O Nokia N1 não chega a ser um produto novo, mas não tivemos a oportunidade de brincar com ele até a MWC 2015. Depois de alguns minutos com o tablet em mãos, podemos garantir: temos um forte concorrente no mercado de tablets Android mundialmente, tanto pela qualidade geral da construção quanto pelas especificações. E sim, de perto a sensação que tivemos é que ele é quase um clone do iPad Mini Retina. Só faltou a Maçã na parte traseira para ele ser idêntico, na verdade.

Por usar uma construção de alumínio unibody e ter chanfros à là iPhone 6, o Nokia N1 parece um produto da Apple quando desligado. Ao ligar a tela IPS LCD, que tem 7,9 polegadas e resolução "Retina" de 2.048 x 1.536 pixels, nos deparamos com o Z Launcher, a leve interface da Nokia que faz um bom uso de transparências.



Como grande diferencial, temos a escrita por gestos na tela inicial, que vai filtrando os apps ou arquivos com as letras desenhadas - algo bem semelhante ao Spotlight. Quantos às especificações, temos um processador Intel Atom Z3580, com quatro núcleos rodando a 2,3 GHz, 2 GB de memória RAM e a poderosa GPU PowerVR 6430, a mesma utilizada no iPad Air - ou seja, desempenho para queimar.



Outro ponto que nos chamou atenção e que geralmente não é foco dos tablets foi a qualidade da câmera. Temos uma traseira de 8 megapixels e uma frontal de 5 megapixels, ambas capazes de tirar fotos de qualidade. Os vídeos, por sua vez, não são tão bons - algo que vale a pena destacar para quem procura o aparelho para esse fim. Em relação ao armazenamento interno, só há a opção de 32 GB, mais do que suficiente para um tablet.



Considerando o preço de US$ 300, o N1 é um produto e tanto. Conversamos com a equipe da Nokia no local e eles ainda não têm planos de trazer o N1 para o Brasil, mas não descartam a possibilidade. Se ele aparecer por aqui, mantendo a relação custo-benefício internacional, será um produto que valerá a pena ficar de olho.


Ta aí o conector USB tipo C

Por última, vale lembrar que o Z Launcher, que equipa o N1, pode ser baixado gratuitamente da Play Store e usado em qualquer dispositivo Android.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip