Google lança Chromebit um dongle que transforma sua TV em um computador com Chrome OS

Chromebit. É assim que se chama o dongle HDMI que o Google revelou nesta terça-feira (31). O dispositivo lembra o Chromecast, mas vem com uma missão mais ousada: transformar a sua TV ou monitor em um computador.



Fabricado pela Asus com aval do Google, o dispositivo roda Chrome OS e conta com um conjunto de hardware até que interessante: ali dentro há um SoC quad-core Rockchip RK3288 com GPU Mali 760, 2 GB de RAM e 16 GB para armazenamento interno de dados.

Para conectividade, há Wi-Fi 802.11ac, Bluetooth 4.0, porta USB 2.0 em uma ponta e, claro, o conector HDMI na outra. Na lateral, há ainda uma porta micro-USB que tem a função primordial de responder pela alimentação elétrica.

Em tese, não é preciso muito trabalho para fazer o Chromebit funcionar. Basta acoplar o dispositivo à TV (ou monitor), ligar teclado e mouse a ele via Bluetooth e começar a usar. Também é possível conectar esses e outros acessórios via USB.


Um produto como esse é interessante, mas não deve causar uma “revolução” no mercado. O Google sabe disso e afirma que o Chromebit deve atender a necessidades mais específicas. Uma pessoa pode carregar o dispositivo para usá-lo na TV do hotel ou fazer apresentações em eventos, por exemplo.

O Google não está sozinho nessa. A Intel anunciou o Compute Stick, um PC em formato de pendrive, no início do ano. A principal diferença é que, em vez de Chrome OS, o dispositivo pode executar Linux, Android ou mesmo Windows 8.1.

Nos Estados Unidos, a novidade terá preço sugerido de US$ 99. O lançamento deve acontecer até o final do segundo semestre (ainda não há informação sobre disponibilidade no Brasil). Até lá, é possível que outros fabricantes apareçam com mais opções de Chromebit.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip