Android M oferece novo gerenciamento avançado de memória RAM

Desde o Android KitKat, Google vem tentando deixar o seu sistema mais leve ao fazer uma boa lipoaspiração no código do robozinho, eliminando coisas desnecessárias e enxugando outras para algo mais simples. Isso permitiu que o sistema Android fosse capaz de rodar de forma aceitável mesmo em dispositivos com apenas 512MB de RAM. Com o Lollipop, a promessa era de um gerenciamento ainda mais eficaz para tirar total proveito do que o seu smartphone tem a oferecer. No entanto, um grave problema de vazamento de memória acabou irritando todos os usuários ao verem o seu sistema sempre encerrando apps de forma indevida.

Quando começaram a surgir os rumores sobre o Android M, vimos várias fontes alegarem que a nova versão teria um sistema de gerenciamento de memória mais avançado que o do Lollipop e graças a isso será possível reduzir o consumo de RAM pela metade. Agora que a primeira build de teste foi liberada para a linha Nexus, podemos dar uma olhada no que a novidade tem a oferecer.

Diferente das versões anteriores onde era possível visualizar o consumo de memória acessando a opção Configurações > Apps e deslizando para a esquerda até chegar na abaAplicativos em Execução; agora no Android M é preciso rodar um pouco a mais para encontrar a mesma opção. É necessário acessar a opção Sistema e depois Aplicações, no canto superior direito será possível visualizar o botão Opções (três pontos), dentro dele haverá a opção Avançado que oferecerá o atalho para o gerenciador de memória do sistema.



O grande diferencial do novo gerenciador de memória do Android M é que ele não exibe apenas o que cada app está consumindo do sistema, mas também informa a quantidade máxima de RAM que cada aplicação chegou a devorar. Isso ajuda o usuário a ter uma noção de quais apps possuem uma otimização inferior, onde acabam consumindo recursos em excesso. Como pode ser visto nas imagens acima, a barra escura representa o consumo atual, enquanto a barra verde representa o consumo máximo.

Agora também é possível ter uma ideia da frequência com que cada aplicativo fica em execução no segundo plano. Assim, você pode ter um maior controle sobre serviços que nem sempre são essenciais, mas que acabam devorando processamento e bateria à toa. Outra novidade consiste no maior controle dos serviços de cada app, onde você pode encerrar uma funcionalidade (tocando no ícone do X) sem ter que matar toda a aplicação. Também ainda é possível parar um serviço (desde que este não seja vital para o funcionamento do sistema).

Todo esse controle realmente ajudará a ter um menor consumo de RAM no Android M comparado ao Lollipop. Esta novidade é muito interessante para os usuários mais avançados que gostam de dominar ao máximo seus smartphones. Para os usuários mais básicos, tais mudanças não farão tanta diferença. Deve ser por isso que a Google decidiu deixar a novidade um pouco escondida aos olhos dos inexperientes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip