Positivo é iacusada por suposta formação de cartel em licitações







A Positivo Informática está sendo investigada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) por suspeita de formação e liderança de um cartel em licitações de compras de equipamentos e materiais de informática. Além da empresa, outras 9 companhias e 18 pessoas físicas são acusadas de participar do esquema.

De acordo com o Cade, a Positivo fazia uma divisão regional do mercado e exigia que seus revendedores pedissem uma espécie de autorização para participar de licitações. Caso o acordo não fosse cumprido, a empresa interrompia o fornecimento de equipamentos e a participação das concorrentes era vetada.

A companhia também teria repassado dados sensíveis entre os revendedores, fazendo com que os concorrentes adotassem medidas iguais, prática ilegal que caracteriza conluio.

"A superintendência do Cade apurou indícios de que a política nacional de vendas da Positivo Informática poderia gerar efeitos anticompetitivos, especialmente em licitações para aquisição de equipamentos (notebooks, computadores, tablets, lousas e projetores) e materiais de informática. Tal política poderia criar dificuldades a concorrentes ou combinações entre eles", afirmou o conselho. Em comunicado, a Positivo afirmou que "tomou conhecimento do processo na data de hoje e está se inteirando dos fatos" e que vai se manifestar somente no processo em questão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip