Desempenho por núcleo do Apple A9 é superior a qualquer processador de smartphone Android

benchmarks do iPhone 6s: a Apple continua fazendo ótimos processadores
Desempenho por núcleo do Apple A9 é superior a qualquer processador de smartphone Android



A Apple nunca divulga especificações detalhadas dos processadores que acompanham seus gadgets, por isso, temos que esperar os primeiros reviews saírem para descobrirmos como os novos chips se comportam. Pois bem: as primeiras análises do iPhone 6s saíram nesta terça-feira (22) — e os resultados do Apple A9 nos benchmarks são bastante positivos.

Assim como o Apple A8, usado no iPhone 6, o Apple A9 possui uma CPU dual-core, mas a frequência aumentou para 1,8 GHz, contra 1,4 GHz do processador antigo. Além disso, o Geekbench também confirma que o iPhone 6s passou para 2 GB de RAM, o dobro da geração anterior.

Os números obtidos pelo Mashable foram bem altos: 2.530 pontos em single-core e 4.402 pontos em multi-core, resultados entre 50% e 70% maiores que os obtidos pelo Apple A8.

Como ele se compara em relação aos outros processadores móveis do mercado? Bom, vamos traçar isso num gráfico:

O desempenho por núcleo é mais relevante para a maioria dos aplicativos, já que poucos softwares são desenvolvidos de modo a usar mais de um núcleo ao mesmo tempo. Nele, o Apple A9 é superior a qualquer processador disponível para Android, incluindo o poderoso Exynos 7420, do Galaxy S6 Edge+ — na verdade, o Apple A8 já era melhor que o chip da Samsung nesse quesito.

Já no desempenho multi-core, o Apple A9 ainda fica um pouco atrás do Apple A8X, um processador triple-core usado no iPad Air 2, e do octa-core Exynos 7420. Mesmo assim, é interessante notar como a Apple conseguiu desenvolver uma CPU que é “só dual-core” com desempenho melhor que processadores de seis (Snapdragon 808 no Moto X Style) e oito núcleos (Snapdragon 810 no G Flex 2).
O Geekbench é um benchmark interessante porque é multiplataforma e consegue medir o desempenho dos processadores de maneira comparável — ou seja, se o Apple A9 estivesse rodando um Android nas mesmas condições, os números seriam similares. Parece que os engenheiros da Apple continuam fazendo um bom trabalho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip