Operadoras querem bloquear ligações via WhatsApp


WhatsApp se prepara para bloqueio da função de chamadas por operadoras






O WhatsApp é o app de mensagens mais utilizado do mundo, contando com quase 1 bilhão de usuários ativos em todo o mundo. Há algum tempo, o aplicativo começou a receber a função de chamadas de voz em todas as plataformas onde está presente, permitindo que os usuários utilizem a internet para realizar ligações VOIP (Voice Over IP) para seus contatos. Esta ação chamou a atenção de operadoras de telefonia em todo o mundo, fazendo com que diversas delas declarassem o WhatsApp como um serviço "pirata", já que ele utiliza do número de telefone do usuário para realizar ligações sem pagar todos os impostos que este tipo de prática implica, o que consiste em concorrência desleal, segundo elas.

Este tipo de assunto, como não poderia deixar de ser, se tornou cada vez mais forte nas rodas de discussão nos últimos meses, sendo inclusive preparada uma petição por parte das operadoras que atuam no Brasil pedindo a "regulamentação" do WhatsApp. Devido a toda esta tensão entre as partes, é apenas uma questão de tempo até que as operadoras de telefonia encontrem meios de bloquear a função de chamadas de voz no mensageiro, e ao que parece o WhatsApp já está preparado para isto.

Ao se inscrever no programa de tradução do WhatsApp para Windows Phone, um usuário recebeu um interessante e-mail com algumas frases que ainda precisavam ser traduzidas do inglês para o seu idioma (no caso, italiano), dentre as quais haviam dicas para quem enfrentasse qualquer tipo de problema ao tentar realizar uma chamada de voz. As frases, em tradução livre, são:
Não é possível realizar uma chamada porque sua rede de dados bloqueia o WhatsApp Calls. Tente conectar em um Wi-Fi e faça a ligação novamente.
Não é possível realizar uma chamada porque seu Wi-Fi bloqueia o WhatsApp Calls. Tente conectar em uma rede diferente ou desative o Wi-Fi.
Sua operadora de telefonia não suporta o WhatsApp Calls. Tente trocar para outra operadora ou conecte em uma rede Wi-Fi.
Sua conexão Wi-Fi não suporta o WhatsApp Calls. Tente mudar para outra conexão ou desligue o Wi-Fi e uso sua rede móvel para realizar a chamada.

Como pode ser visto, a equipe do WhatsApp está procurando meios de alertar aos seus usuários que os problemas que podem ser enfrentados não são causados pela equipe de desenvolvimento do app, jogando toda a culpa para cima das operadoras de telefonia. Isto pode fazer com que muita gente realmente troque de plano caso a sua operadora decida bloquear a função de chamadas do WhatsApp, principalmente em países com um alto índice de resistência a este tipo de prática ditatorial.

Chamadas via WhatsApp estão se tornando cada vez mais comuns ao redor do mundo


Vale lembrar que a Anatel prometeu um pronunciamento a respeito da situação do WhatsApp em nosso país, porém até o momento nada foi dito sobre as formas que o órgão encontrará para regulamentar o aplicativo no Brasil. De acordo com as especulações, é possível que seja necessário o pagamento de uma taxa por parte do Facebook (dono do WhatsApp) às operadoras devido ao uso do número de cadastro de seus clientes para realização de "login" na rede e, consequentemente, para a efetuação das chamadas de voz. Caso isto ocorra, é provável que o aplicativo comece a buscar outros meios de cadastrar seus usuários, sendo o login via Facebook uma das formas mais comentadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip