Veja como limpar arquivos inúteis que se acumulam no Android





Armazenamento é um recurso preciosíssimo nos smartphones de hoje, e normalmente ele é escasso. Todos podem se beneficiar de um pouco mais de espaço livre, mas nem todos tem um slot para cartão microSD. A solução, neste caso, é fazer a limpeza de arquivos inúteis para ganhar um pouco mais de liberdade para gerenciar seus arquivos.

Há vários modos de limpar o armazenamento do seu celular, com alguns apps especializados. A maioria deles mira principalmente a limpeza do cache, arquivos que ficam guardados para que sites ou aplicativos sejam abertos com mais agilidade depois do primeiro acesso.

Confira as dicas:

Avast Cleanup
Um novo app do Avast para liberar o espaço. Ele analisa o armazenamento do seu celular para avaliar arquivos inúteis que possam ser apagados sem danos ao usuário. Ele também faz uma varredura avançada, permitindo até mesmo desinstalar aplicativos inteiros que estejam ocupando mais espaço do que deveriam.



Clean Master
Uma boa alternative ao Avast Cleanup que mostra o consumo do espaço em disco do seu celular. Ele faz uma varredura para detectar arquivos considerados "lixo" que se acumulam no seu aparelho. Dependendo do tempo passado desde sua última limpeza, o volume destes arquivos pode chegar à casa dos gigabytes.



DiskUsage
Um recurso mais avançado para visualizar graficamente o que está mais ocupando espaço no seu celular, similar ao utilíssimo WinDirStat para os PCs com Windows. Ele faz o scan do seu aparelho e mostra blocos que mostram proporcionalmente o que mais usa o armazenamento do seu aparelho. Selecione um dos blocos e pressione o botão Show para obter mais informações.



Como fazer isso sem nenhum aplicativo
Entre nas Configurações do seu aparelho e acesse a opção Armazenamento. O Android possui ferramentas que listam o que mostram onde você está gastando a maior parte do espaço do aparelho e oferece as alternativas para que você mesmo faça a limpeza.

Pressionando Dados em Cache, o sistema questionará se você quer limpar o cache do aparelho. Apenas confirme e a limpeza será feita.

Você também pode acessar a opção Dados de apps e conteúdo de mídia. A página mostra quais aplicativos estão ocupando mais espaço no seu aparelho. No meu caso, como é possível ver no exemplo abaixo, é o Google Play Música, que, além do app, tem alguns gigabytes de música armazenados.



Se eu quisesse, eu poderia limpar rapidamente todos os dados vinculados ao Google Play Música. Basta pressionar seu nome na lista de apps e, na nova página, selecionar Limpar Dados. Você pode repetir o procedimento com qualquer app que esteja ocupando mais espaço do que você acha que deveria.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip