Android N terá atalho na tela inicial


Android N terá atalho na tela inicial para dentro de apps e emoji de 'selfie'
Google libera segunda prévia do Android N, novo sistema operacional.
'Cérebro' de smartphones Android passa a contar com plataforma gamer.



Android N incluirá novos emojis, como 'selfie' e malabarismo, e vai liberar variações de tom de pele para todas as imagens que representem pessoas. (Foto: Divulgação/Google)

O Google liberou nesta quarta-feira (13) a segunda prévia do provisoriamente chamado de Android N, seu novo sistema operacional de smartphone e tablets. A nova versão para desenvolvedores traz mais emojis, como os de acrobacia, malabarismo e selfie, e a possibilidade de criar atalhos na tela inicial. Há ainda uma plataforma gráfica que melhora o desempenho do aparelho quando estiver executando games.


Essas novidades se somam àquelas que o Google havia incluído no primeiro beta do Android N, colocado à disposição dos programadores no começo de março. O nome final do sistema ainda não é esse, já que a empresa tem a tradição de associar cada versão a algum doce (por exemplo: Kit Kat e Marshmallow.

Entre os recursos já presentes estão o multi-janelas (para abrir dois aplicativos na mesma tela) e a melhoria na notificações (dá para responder diretamente por lá mensagens de apps de bate-papo, como WhatsApp, sem precisar abrir o aplicativo). 

Android N permitirá executar mais de um aplicativo simultaneamente na mesma tela

Atalhos
Com a nova rodada de atualizações, o Google leva para os aparelhos móveis uma ferramenta comum em computadores de mesa e notebooks. Os usuários poderão criar atalhos na tela inicial para funções específicas de dentro dos aplicativos instalados.
Android N terá atalhos na tela inicial que levam
para dentro de aplicativos. (Foto: Divulgação/Google)

Para exemplificar, o Google deu alguns exemplos de como colocar a novidade em prática: enviar uma mensagem para um contato frequente; acessar o mapa de um determinado local ou; assistir ao próximo episódio de um serviço conectado. Tudo isso sem ter de navegar por todo aplicativo.

Novos emojis
Outra alteração é a parte gráfica dos emojis. Segundo o Google, as imagens animadas foram modificadas para se tornarem menos genéricas e terem “aparência mais humana”. Além disso, as variações de tons de peles valerão para todos os emojis que representem humanos, como as representações de policial e garçom – antes, valiam apenas para os emojis de carinhas. Também haverá novas inclusão, como ícones de selfie, malabarismo, acrobacia e bacon. Veja acima alguns dos novos emojis

Games
A boa notícia para quem gosta de jogar games no celular é que o Android N passa também a ter integração com a plataforma Vulkan API. Esse conjunto de ferramentas para gráficos 3D permite aos desenvolvedores de jogos controlar melhor como o processamento de imagens ocorrerá nos smartphones e tablets. Com isso, o desempenho desses aparelhos melhores, e os games engasgam menos. Esse recurso já é usado por alguns celulares que rodam Android, como Galaxy S7 e S7 edge, da Samsung.

Quando chega
As novas funções do Android N só chegam às mãos dos donos de aparelhos quando o sistema for oficialmente liberado. Outras novidades ainda podem ser liberadas em breve. O novo "cérebro" dos smartphones Android será apresentado durante evento de desenvolvedores Google I/O, que acontece em maio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip