Internet Móvel 5G pode ser lançada em 2017

Nokia afirma que companhia já está trabalhando na tecnologia e que ela deverá ser implementada de forma gradual a partir de 2017.

Contrariando a grande maioria das previsões realizadas por analistas de mercados e especialistas na área, a nova banda larga móvel 5G tem previsão de chegada para antes de 2020.

A afirmação partiu de Rajeev Suri, CEO da Nokia, durante o MWC (Mobile World Congress), que aconteceu dia 21 de Fevereiro em Barcelona. De acordo com Suri, a demanda por parte dos usuários é muito grande, há ainda o fato de que hoje estes sabem não só o que querem, mas também o que precisam. Este tipo de comportamento configura um cenário diferente do que ocorreu na evolução do 3G para 4G. O CEO da Nokia crê que a nova geração de internet móvel começará a ser definida em termos reais no final de 2016.

Para Suri, a alta velocidade é um dos critérios que mais pressionam o mercado para mudanças. O executivo acredita que 2020 será um ano de ativação de redes, no entanto, o processo aconteceria de forma gradual entre 2017 e 2019. Parte desses recursos contariam com implementação antes da finalização formal, pois o padrão de velocidade está muito mais rápido do que se acreditava.

Durante o MWC, Suri anunciou uma novidade. Batizada de AirScale Radio Access, a moderna tecnologia funcionará com o 5G-Ready. Dentre as vantagens de uso, está o mecanismo LTE Wi-Fi Aggregation, que proporciona aos usuários capacidade de navegação através de 02 tipos de redes.

Em Janeiro deste ano, a Nokia adquiriu a Alcatel-Lucent pelo valor de US$ 16,5 bilhões. Suri considerou a estratégia positiva e lançou um voto de confiança. Combinando 02 das maiores empresas de redes com cabo e sem fio, a compra ocorreu em uma época onde a indústria vive um quadro de consolidações.

Com mais de 40 mil cientistas e pesquisadores, a empresa possui pretensões de venda em relação a departamentos que pertencem aos mercados em que a companhia não tem liderança.

Por fim, embora a Nokia não tenha apresentado nenhum novo smartphone no evento, sua presença foi muito mais influente e importante do que acreditavam. A empresa está investindo pesado em novas tecnologias de ponta e em novos mecanismos capazes de revolucionar a telefonia móvel que conhecemos hoje.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip