BlackBerry desiste de produzir smartphones

(Foto: Reprodução)
BlackBerry desiste de produzir smartphones

A BlackBerry confirmou nesta quarta-feira, 28, os rumores de que encerraria sua divisão de smartphnes. John Chen, CEO da empresa, declarou que o objetivo é se concentrar em produtos de segurança e de software, e que os dispositivos serão produzidos por outras fabricantes. "A companhia planeja encerrar todo o desenvolvimento de hardware interno e vai terceirizar essa função para os parceiros", explicou em um comunicado.

A decisão não é uma surpresa. O último smartphone lançado, o BlackBerry Priv, não vendeu bem. De acordo com estimativas da consultoria Gartner, no segundo trimestre deste ano a participação da companhia foi de 0,1% no mercado mundial, o equivalente a 400,4 mil unidades vendidas, bem menos do que os 5 milhões que a fabricante esperava vender para continuar no negócio de celulares.

A partir de agora, o foco será o setor empresarial e os governos, e não diretamente o consumidor. Os resultados financeiros da BlackBerry, anunciados hoje, mostram um crescimento de 30% na receita do segmento de software e serviços, o que não foi o suficiente para superar as perdas. A receita de US$ 334 milhões não se aprximou da perda líquida, de US$ 372 milhões.

A BlackBerry foi pioneira no segmento de smartphones e chegou a liderar o mercado, mas foi atingida pelo lançamento e popularização do iPhone. De lá para cá, foram diversas tentativas frustradas de voltar às primeiras posições do setor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip