Novo app do Google é a melhor forma de digitalizar fotos antigas com o celular

(Foto: Reprodução)
Novo app do Google é a melhor forma de digitalizar fotos antigas com o celular

O Google lançou nesta semana um aplicativo para Android e iOS chamado PhotoScan. O que ele faz, como o nome sugere, é digitalizar imagens de maneira mais simples do que usar um scanner ou uma multifuncional tradicional.

Nós testamos o aplicativo e podemos garantir que, entre muitas outras ofertas semelhantes, essa é a melhor maneira que você pode encontrar para digitalizar fotos antigas usando o seu celular. Isso graças ao uso perspicaz que o Google faz de inteligência artificial no app.

Para digitalizar uma foto antiga, basta apontar a câmera do seu celular para ela e posicioná-la dentro da moldura. Pode levar alguns segundos até que você encontre a posição correta, mais próximo ou mais longe da foto, e isso requer um pouco de coordenação motora. Não se preocupe com tremidas, porém, já que o app sabe compensá-las.


Em seguida, é só pressionar o botão principal para começar a digitalização. O aplicativo vai ligar o flash/lanterna do seu celular e pedir que você posicione a câmera sobre os quatro cículos que aparecem na tela, a fim de "ticar" os quatro quadrantes da foto. Depois disso, basta esperar que a inteligência artificial do app faça a mágica acontecer.

As fotos saem incrivelmente bem definidas (dependendo, é claro, da qualidade da câmera do seu celular) e sem sinal de reflexos ou sombras. O app faz mais do que apenas tirar uma foto da sua foto, ele a passa por um tratamento digital a ponto de parecer que aquela fotografia feita em 1990 pareça ter sido registrada com um smartphone moderno.

Compare o resultado abaixo. Primeiro, uma foto tirada da foto. Veja as sombras, o baixo contraste e o reflexo da luz sobre a imagem.


Agora, a mesma foto digitalizada pelo Google PhotoScan. A diferença é nítida.


Além de rápido e simples de usar (só pode levar algum tempo até você encontrar a posição certa para cada digitalização, o que é um pouco chato), e de também ser capaz de digitalizar outros documentos em papel, o melhor recurso do PhotoScan é a conexão com o Google Fotos e seu sistema inteligente de armazenamento de imagens na nuvem.

Além de organizar suas fotos por data ou local, o app reconhece também os rostos nas imagens, facilitando ainda mais a pesquisa por fotos antigas de amigos ou parentes já guardadas na sua conta online. A ideia do Google, com o PhotoScan, é trazer todas as suas lembranças mais antigas para a modernidade da tecnologia. E faz isso de forma muito prática e inteligente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip