Elon Musk quer levar internet de alta velocidade para o mundo inteiro

(Foto: reprodução)
Elon Musk quer levar internet de alta velocidade para o mundo inteiro

O bilionário da tecnologia Elon Musk anunciou nesta semana que pretende levar internet de alta velocidade a todo o mundo usando o espaço. A SpaceX apresentou um pedido à FCC, Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos, para iniciar o projeto, que pretende colocar em órbita milhares de satélites.

"O sistema é projetado para fornecer uma ampla gama de serviços de banda larga e comunicações para usuários residenciais, comerciais, institucionais, governamentais e profissionais do mundo inteiro", explica a SpaceX em um documento.

A rede seria composta por 4,4 mil satélites em diferentes órbitas e custaria cerca de US$ 10 bilhões, de acordo com estimativas do próprio Musk. "Uma vez implantado totalmente, o sistema passaria por praticamente todas as partes da superfície da Terra e, portanto, teria a capacidade de fornecer serviços globais onipresentes", afirma.

A ideia é que os satélites forneçam uma velocidade global de até 1 Gbps, bem mais do que a média global atual de 5,1 Mbps. O projeto, no entanto, não é único. Há alguns meses, o Facebook apresentou uma ideia semelhante, mas não teve sucesso em suas primeiras etapas, já que o foguete da SpaceX que levaria seu satélite acabou explodindo antes de chegar ao espaço.

A SpaceX estima que um novo voo deve acontecer antes do final do ano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip