Novo padrão do USB promete velocidade de transferências de até 20 Gbps



(Foto: Reprodução)
Novo padrão do USB promete velocidade de transferências de até 20 Gbps

Mais um dia, mais uma atualização nas especificações do USB. Sim, o padrão recebeu uma nova atualização nesta terça-feira, 25, que traz novas capacidades ao formato de conectividade, especificamente em termos de velocidade de transferência.

A última atualização do padrão foi a versão 3.1 do USB, que também deu origem ao conector do tipo USB-C, que tem caído rapidamente no gosto do público pela versatilidade e reversibilidade. A versão 3.2, no entanto, deve continuar apostando no formato tipo C, só que com as vantagens do novo padrão.

Segundo o USB 3.0 Promoter Group, associação que inclui gigantes como Apple, Microsoft, Intel, HP e várias outras empresas e que determina as especificações da tecnologia, a ideia do novo padrão é introduzir a “operação multipistas”, que permitiria alcançar velocidades de até 20 gigabits por segundo na transferência de dados.

Para chegar a esse patamar, o novo USB terá duas pistas de transferência de dados, como diz o nome da tecnologia. Isso significa que o formato permitirá até duas pistas de 10 gigabits por segundo. Para comparação, os 10 gigabits por segundo são a velocidade máxima do atual padrão 3.1.

O problema é que vai demorar um pouco para que seja possível usufruir da nova tecnologia. O anúncio do padrão 3.2 foi feito agora, mas espera-se que o desenvolvimento só esteja finalizado ao final deste ano. Depois disso levará pelo menos um ano para que os primeiros produtos comecem a sair com suporte à tecnologia, o que significa que as novidades só começam a chegar em 2019.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip