Microsoft regista patente de ecrã sensível à pressão e caneta

A Microsoft sempre teve dificuldades em conseguir sucesso no mercado de smartphones, mesmo contando com a parceria e posterior compra da Nokia. Os consumidores não aderiram aos encantos do sistema operativo móvel da Microsoft e por isso circulam vários rumores que dão conta de um novo dispositivo, pertencente à gama Surface, que correrá uma nova versão do Windows 10 e que terá várias capacidades e funcionalidades únicas.

Uma nova patente, publicada no primeiro dia deste mês, dá a conhecer o que poderão ser duas capacidades deste hipotético topo de gama da empresa de Redmond.



A patente, divulgada pelo site Patently Apple, demonstra que a Microsoft pretende dotar os seus equipamentos com tecnologia de toque 3D, muito semelhante ao que a Apple tem no iPhone e que a Nokia/Microsoft tinha no protótipo Lumia McLaren, topo de gama baseado no Lumia 1020, que nunca teve uma versão final destinada ao consumidor.

Esta tecnologia descrita na patente mostra que o ecrã sensível ao toque será também capaz de medir a pressão com que o toque é exercido, permitindo depois que o sistema operativo execute diversas operações dependentes da pressão com que o toque é exercido.



A calibragem destas medições serão auxiliadas por uma Stylus, possivelmente uma versão futura da Surface Pen, que medirá a pressão exercida com base nos seus 4096 níveis de pontos de pressão e enviará essa informação para o dispositivo principal, tendo desta forma os seus sensores inseridos no ecrã completamente calibrados e aprimorados. Para além de medir a pressão com que o toque é exercido, o ecrã será capaz de determinar a inclinação com que o toque é efetuado.

Apesar de na patente estar ilustrado um smartphone a desempenhar esta nova funcionalidade, as inovações descritas nesta patente não serão exclusivas do hipotético smartphone da gama Surface, podendo esta tecnologia ser aplicada a vários tipos de ecrã tátil, desde smartwatches, tablet e outros equipamentos da Microsoft.



Esta referência está presente no seguinte parágrafo da patente: “Although the present embodiments are described and illustrated herein as being implemented in a smartphone, the device described is provided as an example and not a limitation. As those skilled in the art will appreciate, the present embodiments are suitable for application in a variety of different types of mobile and/or hand-held apparatuses, e.g. in tablets, smart watches, laptops or gaming consoles.”

Esta patente mostra que a Microsoft está a trabalhar em novas formas de interação com os seus dispositivos. Depois de ter dotado toda a sua gama Surface com ecrãs táteis, a Microsoft poderá estar a planear o lançamentos de produtos com uma tecnologia tátil mais profunda, estando talvez nos seus planos o lançamento do tão aguardado smartphone da linha Surface.

Acha que o Surface Phone será uma realidade ou esta nova tecnologia será inserida apenas nas futuras versões da atual gama Surface? Diga a sua opinião nos comentários!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip